A três dias do fim, Nasser Al-Attiyah está novamente na liderança do Dakar 2026 em automóveis. Foi o segundo mais veloz na décima etapa, realizada esta quarta-feira (14 de janeiro) com vitória de Mathieu Serradori. Houve top 20 português.
Na última parte da etapa maratona, os pilotos enfrentaram 418 km cronometrados rumo a Bisha. Serradori (Century) foi o mais veloz, batendo Al-Attiyah (Dacia) por 6m12 segundos. Sébastien Loeb (Dacia) mostrou do que é capaz com o terceiro tempo. Mais abaixo, João Ferreira – navegado por Filipe Palmeiro num Toyota – assinou o 17.º registo a 27m08 segundos do vencedor.
Nani Roma (Ford) liderava a geral à entrada da etapa, mas com o 11.º tempo perdeu praticamente um quarto de hora para Al-Attiyah. O qatari aproveitou, assim, para regressar ao topo da classificação e tem agora 12 minutos de avanço para gerir. Henk Lategan (Toyota) é segundo e Nani Roma está em terceiro a 12m50 segundos. João Ferreira e Filipe Palmeiro seguem em 21.º, depois de na tirada de ontem terem perdido muito tempo com vários contratempos.
Sanders caiu e há novo líder nas motas
Como já contámos em pormenor aqui, Daniel Sanders (KTM) sofreu uma queda e possíveis fraturas na etapa de hoje, para a qual entrava como líder das motas. Apesar de chegar ao fim do percurso (de 371 km para as motas), perdeu vários minutos e o seu colega Luciano Benavides assumiu a liderança do rali.
O argentino tem 41 segundos de avanço para Ricky Brabec (Honda), depois de uma tirada ganha por Adrien van Beveren (Honda) com 4m04 segundos de margem face a Benavides. Brabec foi quarto. O melhor português do dia foi Bruno Santos (Husqvarna) em 21.º absoluto e 13.º em Rally2. Na geral, o mais bem posicionado do contingente nacional é Martim Ventura (Honda) em 16.º absoluto e sexto em Rally2 – em ambos os casos logo à frente de Bruno Santos.
Etapa ainda não acabou para as outras categorias
As restantes categorias ainda estão em prova nesta décima etapa do Dakar. Nos camiões, Vaidotas Zala – navegado pelo português Paulo Fiúza num Iveco da Team de Rooy – tem perspetivas de poder assumir a liderança da prova no fim da tirada. Já em SSV, a dupla portuguesa Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (Santag Racing/Polaris) tem estado regularmente no top dez nos parciais,
Etapa 11 é o desafio seguinte
Amanhã, 15 de janeiro, a 11.ª e antepenúltima etapa do Dakar 2026 liga Bisha a Al Henakiyah. São 347 km cronometrados e um total de 882 km de percurso num dia que poderá ser decisivo para as contas finais.
