Está na calha uma nova gama de veículos de produção da Honda, a Sport Line. Dois conceitos apresentados na última semana no Salão Automóvel de Tóquio antecipam o que poderá estar para chegar.
Honda Civic Type R HRC Concept
No ano passado, o fabricante japonês anunciou a despedida do icónico Type R com a Ultimate Edition. Mas o modelo poderá vir a regressar de forma renovada e com o contributo da Honda Racing Corporation.
O Civic Type R HRC Concept tem tecnologias da divisão de competição da Honda e contou com o contributo dos pilotos profissionais. Está pensado para proporcionar diversão de condução e procurar “o derradeiro desempenho desportivo puro”.
O veículo surgiu pintado num esquema de cores extravagante, tem uma asa traseira e outros elementos aerodinâmicos (como o difusor traseiro, entradas de ar laterais ou o desenho da área do para-choques frontal). As grelhas dianteiras apontam para motorização de combustão, a dianteira é baixa e agressiva e o emblema Honda em vermelho indica ser um Type R.
Prelude HRC Concept
Quanto ao Prelude HRC Concept, que tem o Prelude híbrido como base, está equipado com componentes HRC Performance Parts. A Honda encontra-se a desenvolver estes componentes para a nova geração do coupé – à venda desde setembro último. O objetivo é melhorar o desempenho de condução, contando com tecnologias e experiência adquiridas em competição.
Não há pormenores técnicos sobre nenhum destes modelos conceptuais da Honda, que servem essencialmente como uma espécie de ‘carta de intenções’ que mostra a visão futura do fabricante asiático.
Este conceito apresenta uma asa traseira de grandes dimensões e puxadores das portas embutidos, bem como um desenho especialmente aerodinâmico nas saias laterais, para-choques e no difusor traseiro. O branco domina o esquema cromático.
Não foram os únicos conceitos em exibição
A Honda também levou a Tóquio mais novidades, incluindo o Civic e:HEV RS Prototype – um híbrido elétrico mais desportivo, que será o segundo com a tecnologia de controlo Honda S+ Shift. Deverá começar a ser vendido no Japão ainda este ano.
O N-One, renovado em novembro do ano passado, serviu de base para um outro concept – o N-One RS Racing Mate Concept. É uma interpretação moderna do ambiente criado pela Racing Mate, tendo uma caixa manual de seis velocidades.
Já o Super-One Prototype regressou ao certame nipónico um ano depois da estreia mundial. Pela primeira vez, foi exposto numa das cores em que o modelo de produção estará disponível. É um carro 100 por cento elétrico, que simula o som e caixa de velocidades de um motor de combustão. Também deverá começar a ser comercializado no Japão em 2026.
