Sem categoria Brasil cresceu 3,5% e está no top 8 de países produtores automóveis

Brasil cresceu 3,5% e está no top 8 de países produtores automóveis


O crescimento de 3,5 por cento da produção automóvel do Brasil ficou aquém do esperado. As estimativas apontavam para sete por cento. O aumento das exportações contribuiu para estes números.

 

A indústria automóvel do país lusófono fabricou 2,64 milhões de unidades no ano passado e 2,55 milhões em 2024, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) hoje divulgados.

O número, que coloca o Brasil no oitavo lugar do ‘ranking’ mundial dos maiores países produtores, ficou aquém das projeções feitas no início do período, que apontavam para um aumento superior a sete por cento da produção em 2025.

“Esperávamos mais, mas ainda assim tivemos um ano positivo”, afirmou em conferência de imprensa o presidente da associação, Igor Calvet, que destacou fatores como as elevadas taxas de juro e as instabilidades no comércio mundial para explicar o não cumprimento das metas.

O aumento da produção deveu-se a uma subida significativa das exportações de veículos, que cresceram 32,1 por cento em 2025 face ao ano anterior, com mais de 528.000 unidades enviadas para o exterior.

Neste contexto, destaca-se a Argentina, principal destino das exportações automóveis brasileiras, que cresceram 85 por cento em termos anuais.

Quanto às matrículas de veículos novos, estas aumentaram 2,1 por cento em 2025, para 2,69 milhões de unidades, aproximando-se dos níveis registados antes da pandemia da covid-19.

Expectativas para 2026

Para 2026, o setor espera manter uma trajetória positiva, com um crescimento da produção de 3,7 por cento, até às 2,74 milhões de unidades.

Na mesma linha, a previsão é de que as exportações aumentem 1,3 por cento e as matrículas 2,7 por cento este ano.

Relativamente ao acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, que deverá ser assinado este sábado, Calvet sublinhou que trará “oportunidades e desafios”, mas desvalorizou o seu impacto em 2026 devido ao período de transição previsto.

Produção automóvel pode cair 1,2% em 2026. Europa contraria tendência

A produção automóvel e de peças pode sofrer uma queda global de 1,2 por cento em 2026, mas a Europa deve contrariar essa tendência com um aumento previsto de 1,6 por cento.

Lusa | 11:13 – 16/12/2025

Related Post

Generated by Feedzy