Aproxima-se a nova era da Fórmula 1. Na próxima madrugada (16 de janeiro), a Red Bull e a Racing Bulls vão dar início às apresentações oficiais, quando faltam 11 dias para o teste privado em Barcelona (26 a 30 de janeiro).
As duas equipas ligadas à marca de bebidas energéticas têm uma nova parceira de unidades motrizes – a Ford, que assim volta à categoria rainha mais de 20 anos depois. O evento será em Detroit e está marcado para as 03h00 (hora de Portugal Continental) – pelo que, na hora local, será ainda no dia de quinta-feira, mas na Europa já será sexta-feira.
A Red Bull mantém o vice-campeão de 2025 e tetracampeão mundial Max Verstappen e promoveu Isack Hadjar depois de uma época de estreia sólida no ano passado. Já a Racing Bulls continua com Liam Lawson e estreia Arvid Lindblad na Fórmula 1.
Não é de esperar que, no evento da próxima madrugada, sejam conhecidas as versões finais dos monolugares, sendo mais um indicativo da decoração. Nesta fase, habitualmente as equipas guardam segredo sobre os seus desenhos – sobretudo num ano em que há mudanças regulamentares significativas.
Seis novidades na próxima semana
Depois de a Red Bull e a Racing Bulls darem o mote, estão marcados seis anúncios para a próxima semana. No dia 19 de janeiro (segunda-feira), a Haas mostrará a decoração que irá usar.
Um dia mais tarde, será a apresentação oficial da estreante Audi e da unidade motriz da Honda (que irá equipar os Aston Martin). A 22 de janeiro, a Mercedes vai partilhar imagens digitais do seu monolugar, um dia antes da apresentação das equipas da Alpine (em Barcelona) e da Ferrari.
Depois dos testes privados de Barcelona, marcados para 26 a 30 de janeiro, as apresentações oficiais regressam a 2 de fevereiro com a Mercedes, um dia antes da Williams revelar a sua decoração. A 8 de fevereiro, será a vez da Cadillac fazer o mesmo, enquanto no dia 9 de fevereiro vão apresentar-se a Aston Martin e a campeã de 2025, McLaren.
Depois, de 11 a 13 de fevereiro é o primeiro teste oficial no Bahrein em Sakhir, que acolhe o segundo teste de 18 a 20 de fevereiro. O arranque da época está marcado para 6 a 8 de março com o GP da Austrália em Melbourne.
