O novo Volvo EX60 vai integrar assistente de inteligência artificial Gemini, da Google – sendo o primeiro da gama do construtor a fazê-lo.
O SUV médio será lançado oficialmente na próxima semana, a 21 de janeiro. O assistente vai permitir, segundo o construtor, “ter uma verdadeira conversa natural” com o carro – que é descrito como “o mais inteligente e tecnologicamente avançado até à data” na gama.
Com o Gemini, não só é possível personalizar vários aspetos, como também gerir diversas tarefas através de conversas naturais – sem tirar as mãos do volante nem desviar os olhos da estrada para olhar para o ecrã central. Uma das possibilidades é verificar se um item comprado recentemente cabe na bagageira. Futuramente, o Gemini poderá usar as câmaras que equipam o Volvo EX60 para responder a perguntas sobre o mundo ao redor do automóvel.
Por outro lado, o Volvo EX60 estará disponível com o sistema central HuginCore na sua versão mais recente – pela primeira vez, com um nome atribuído. Este abrange “a arquitetura elétrica, computador central, controladores de zona e software”, incluindo atualizações remotas (over-the-air). Também deteta e avalia o que rodeia o veículo através dos seus sensores, o que contribui para um acréscimo da segurança. Ajuda o condutor a antecipar e evitar potenciais riscos e perigos.
Anders Bell, diretor de engenharia e tecnologia da Volvo Cars, disse em comunicado: “O novo EX60 está repleto de tecnologia centrada no ser humano, concebida para melhorar a sua vida ao volante. O HuginCore é o nosso sistema de última geração de hardware e software que combina a tecnologia desenvolvida internamente com os melhores serviços e tecnologias de líderes tecnológicos como Google, Nvidia e Qualcomm Technologies. Cria uma tecnologia discreta, mas de ponta, que funciona silenciosamente em segundo plano para apoiá-lo”.
Capacidade de processamento
A Qualcomm Technologies fornece o sistema em chip do Volvo EX60 – a Snapdragon Cockpit Platform, que promete garantir uma elevada capacidade de processamento – a maior de um Volvo até hoje.
A conectividade é garantida através da Snapdragon Auto Connectivity Platform, enquanto a plataforma de computação é a Nvidia Drive alimentada pelo sistema Nvidia Drive AGX Orin com sistema operativo DriveOS.
Mais de 800 km de autonomia
Já se conhecem alguns detalhes sobre o novo Volvo EX60: a autonomia em ciclo WLTP poderá atingir os 810 km, o que o torna líder na gama neste aspeto. Com carregador rápido de 400 kW, será possível recuperar 340 km de carga em cerca de dez minutos.
