Ford Bronco e Ford Raptor. Estes são dois dos modelos com capacidade todo-o-terreno e de alto desempenho mais reputados da gama do construtor americano – que tem a fasquia alta para este tipo de automóveis.
Numa entrevista recente à Automotive News, citada pelo The Drive, o diretor-executivo Jim Farley deixou claras as suas ambições no campo dos veículos todo-o-terreno: “A Ford quer ser a marca todo-o-terreno número 1 do mundo sem contestação. Queremos ser a Porsche do off-road“.
Segundo um comunicado recentemente lançado, os Raptor, Tremor, Timberline e FX4 totalizaram 20,6 por cento das vendas nos Estados Unidos da América em 2025. Dentro destes, o Raptor registou o seu melhor ano, com uma subida de 8,9 por cento nas vendas ao totalizar 146.007 unidades comercializadas (acrescentando-se 134.493 do Bronco Sport).
Supercarro para o todo-o-terreno?
No ano passado, Jim Farley falou num podcast da Bloomberg em que sugeriu um supercarro para o todo-o-terreno: “Nunca ninguém construiu um supercarro para a terra, areia, de alta velocidade”.
Na mesma altura, surgiram rumores de que o líder da Ford terá encomendado aos engenheiros um conceito de supercarro eletrificado com 1.000 cv para um contexto de todo-o-terreno.
Ford quer carros emocionantes
Também em entrevista à Automotive News, Jim Farley sublinhou que a Ford não quer cair no tédio com os seus automóveis: “Regra número 1 na Ford: não haver produtos aborrecidos“.
Algo reforçado pelo vice-presidente para desenvolvimento de produto avançado, Jim Baumbick: “Não estamos a tentar fazer torradeiras com rodas. Não estamos a tentar fazer só produtos cómodos. Tem tudo a ver com emoção“.
