Faltam pouco mais de 100 km para que um português seja vencedor absoluto do Dakar pela primeira vez. O navegador Paulo Fiúza está muito perto de fazer história nos camiões. A prova disputa-se na Arábia Saudita.
O camião em que está o luso, guiado pelo piloto lituano Vaidotas Zala, num Iveco da Team de Rooy, lidera a classificação geral com 21m24 segundos de avanço para Ales Loprais (Team de Rooy/Iveco).
Esta sexta-feira (16 de janeiro), na 12.ª e penúltima etapa, a tripulação encabeçada por Vaidotas Zala chegou a ter o melhor tempo em pontos intermédios, mas acabou por perder ímpeto na fase inicial e acabou a tirada em segundo a 6m56 segundos do mais veloz – Mitchel van den Brink (Rallysport/MM Technology).
De todos os modos, Zala, navegado por Fiúza, ganhou tempo ao seu principal perseguidor na classificação – Ales Loprais, que não foi além do quinto registo.
Em circunstâncias normais, o triunfo já não deverá escapar a Zala e Fiúza: amanhã (17 de janeiro), a última etapa só tem 105 km competitivos, que não deverão ser suficientes para causar diferenças consideráveis. No entanto, os problemas e incidentes podem acontecer, pelo que não há vencedores antes da meta final em Yanbu.
