O novo Toyota Land Cruiser 300 promete marcar a história do modelo estreado em 1954: é o mais potente de sempre, o primeiro com motorização híbrida e começa a ser introduzido em alguns países da Europa de Leste este mês, depois de no ano passado ter chegado ao Médio Oriente.
A unidade motriz híbrida tem um propulsor biturbo V6 3,5 litros e um motor gerador elétrico. A potência é de 457 cv e o binário aumenta 20 por cento para 790 Nm. A caixa é automática de dez velocidades e a bateria é de níquel-metal.
Os dois motores podem operar em simultâneo, para fornecerem uma aceleração forte, mas também responsiva e linear. Em velocidades de até 30 km/h, é possível rodar em modo 100 por cento elétrico.
Equipamento
Este novo Toyota Land Cruiser terá três níveis de equipamento (VX, ZX e GR Sport) e cinco lugares. Haverá dois ecrãs de 12,3 polegadas a bordo (um para o painel de instrumentos, outro tátil para o infoentretenimento) e ar condicionado de quatro zonas), tal como sistema de som JBL de 14 altifalantes. O volante é aquecido e os bancos da frente são eletricamente ajustáveis.
Há vários sistemas de assistência à condução, como o Multi-Terrain Select que adapta automaticamente a travagem e a força motriz consoante as condições. Há assistência de controlo em descida, monitorização de ângulo morto, monitorização de visão panorâmica e sensores de estacionamento desde o nível de equipamento de entrada.
A variante ZX está associada a suspensão variável adaptativa, diferencial traseiro de deslizamento limitado, kit aerodinâmico específico, seletor de cinco modos de condução, head-up display e abertura mãos-livres da bagageira.
Com tratamento mais desportivo, o Toyota Land Cruiser GR Sport tem para-choques exclusivos à frente e atrás, tal como jantes de 18 polegadas com um design feito à medida. O logótipo GR está na carroçaria e no habitáculo. Em termos técnicos, a versão está disponível com o e-KDSS – um sistema eletrónico de suspensão cinética dinâmica).
Disponibilidade
Segundo a Toyota, este novo Land Cruiser, que é o mais potente de sempre, começará a ser lançado já este mês em “mercados selecionados da Europa de Leste” – o que significa que não estará em Portugal, pelo menos para já.
