Sem categoria Ford e BYD estarão a negociar fornecimento de baterias para híbridos

Ford e BYD estarão a negociar fornecimento de baterias para híbridos


Os híbridos da Ford poderão vir a ter baterias da BYD. A parceria está atualmente a ser discutida entre os dois fabricantes automóveis.

 

É uma notícia do The Wall Street Journal, que escreve que os moldes da possível colaboração estão a ser objeto de ponderação – podendo passar pela importação de baterias da BYD para fábricas da Ford localizadas fora dos Estados Unidos da América.

A Bloomberg adianta que estes modelos híbridos seriam exportados para todo o mundo – incluindo os Estados Unidos da América onde, porém, a produção continuaria a ser sobretudo local.

Há outras opções de fornecedores em cima da mesa. Um porta-voz do construtor fundado por Henry Ford mencionou conversações “com muitas empresas sobre várias coisas” – sem se referir em concreto à situação da BYD ou ao fornecimento de baterias.

O fabricante chinês tem vindo a gerar algum receio nos Estados Unidos da América e está a conhecer um forte crescimento global com os seus modelos acessíveis. As baterias que produz têm qualidade reconhecida, incluindo para modelos híbridos.

A produção não se limita à China – embora seja predominante daquele país, estende-se a fábricas noutros pontos do mundo.

A Ford pretende reforçar a sua gama de automóveis com motores de combustão, e é aqui que entra a expansão da gama híbrida – para a qual precisará, naturalmente, de baterias apropriadas.

Essas intenções foram recentemente reiteradas pelo diretor-executivo Jim Farley no Salão Automóvel de Detroit. Citado pela Bloomberg, falou do acelerar do “investimento em EREV [automóveis de autonomia alargada] e híbridos”.

A confirmar-se a colaboração com a BYD, não será a primeira da Ford com um fabricante chinês fora da China. De facto, a marca da Oval Azul está a construir uma fábrica de baterias no Michigan, onde irá produzir células de baixo custo com tecnologia da CATL – uma das gigantes chinesas das baterias.

Já a própria BYD é a fornecedora de baterias para a joint venture chinesa da Ford com a Changan (a Changan Ford).

Críticas já surgiram

So @ford wants to simultaneously prop up a Chinese competitor’s supply chain and make it more vulnerable to that same supply chain extortion? What could go wrong here?

Ford, BYD in talks for hybrid vehicle battery deal, WSJ reports https://t.co/uvmxTsYUrI

— Peter Navarro (@RealPNavarro) January 15, 2026

Entretanto, já surgiram críticas por parte de figuras governamentais

Numa carta citada pela Bloomberg, o líder do Painel da Câmara dos Representantes sobre a China, John Moolenaar, mostrou receios sobre a imagem da Ford: “Se as notícias sobre a Ford estar em discussões para, potencialmente, fazer parceria com uma segunda empresa de baterias chinesas se tornassem realidade, isso diminuiria o estatuto da Ford como empresa americana icónica“.

Já Peter Navarro, assessor comercial de Donald Trump – presidente dos Estados Unidos – escreveu na rede social X: “Então, a Ford quer, ao mesmo tempo, fortalecer a cadeia de fornecimento de um concorrente chinês e torná-la mais vulnerável a essa mesma cadeia de fornecimento? O que é que pode correr mal aqui?”.

O responsável lançou acusações à BYD e questionou mesmo o futuro da Tesla: “A Ford já se esqueceu sobre a extorsão de terras raras? A BYD é a mais recente a praticar preços predatórios. O objetivo é controlar a produção global de veículos elétricos. A Tesla será uma nota de rodapé se isto continuar assim”.

Ford tem “grandes planos” para o Bronco. Pode ser o novo SUV na Europa

Ainda não é oficial, mas há um novo sinal de que o novo C-SUV da Ford para Europa poderá chamar-se Bronco – inspirado no modelo americano, mas ‘irmão’ do Kuga.

Notícias ao Minuto | 12:34 – 19/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy