O Salão Automóvel, Caravanismo e Turismo (CMT) em Estugarda (Alemanha) serviu de palco para o lançamento do Hyundai Staria Camper Concept.
Esta é uma proposta conceptual baseada no Staria Electric, o monovolume que é o maior modelo elétrico de sempre do construtor sul-coreano. Segundo um comunicado, “demonstra como poderá evoluir para um veículo de lazer premium” e está concebido com o mercado europeu em mente.
Este é um conceito talhado para o campismo. Tem tejadilho elevatório acionado eletricamente, o que não só facilita o acesso à cozinha, como também permite entrar mais luz no interior e torna-o mais amplo.
O tejadilho, com propriedades aerodinâmicas, surge na cor da carroçaria e integra um painel solar de 520 W que consegue gerar até 2,6 kWh de eletricidade por dia (média de cinco horas de exposição solar). Assim, é possível ter mais autonomia energética a bordo, alimentando um duche portátil, o sistema de climatização ou até um frigorífico de 36 litros.
Por dentro, o Hyundai Staria Camper Concept vem com dois bancos dianteiros individuais tipo poltrona, que podem rodar 180º. Os bancos de trás são rebatíveis na totalidade ao tocar num botão, tornando-se numa zona de descanso em que podem estar duas pessoas.
Possui vidro inteligente com regulação eletrónica na parte de trás. É possível ajustar a transparência e o nível de escurecimento de forma instantânea, num tipo de vidro com propriedades aprimoradas de isolamento acústico, térmico e de raios ultravioleta.
O Hyundai Staria Electric, recorde-se, tem tração dianteira e 218 cv de potência. Assente num sistema de 800 volts, permite que a bateria seja recarregada dos 10 aos 80 por cento em cerca de 20 minutos, com a autonomia a atingir os 400 km (ciclo WLTP) numa única carga.
