Chegou a Portugal o novo Kia EV5. Pensado para a Europa, surge com duas linhas de equipamento e uma só variante de bateria, com os preços a começarem abaixo dos 50 mil euros.
O fabricante coreano aplicou a sua filosofia de design Opposites United. À frente e atrás, vê-se a assinatura luminosa Star Map (a iluminação é totalmente em LED), havendo também jantes de 19 polegadas distintas e linhas angulares. O automóvel está equipado com barras de tejadilho e proteções exteriores em preto brilhante. Na variante GT-Line, há sistema inteligente de iluminação.
Autonomia superior a 500 km
O C-SUV totalmente elétrico tem uma bateria de 81,4 kWh que permite ter até 520 km de autonomia (ciclo WLTP). Assente na plataforma E-GMP, a arquitetura é de 400 volts, permitindo carregamentos rápidos até 150 kW – que possibilitam repor o nível de carga dos 10 aos 80 por cento em meia hora.
Também há capacidades bidirecionais vehicle-to-load (V2L), associadas à variante GT-Line. Com até 3,6 kW de potência, permite alimentar dispositivos elétricos externos. O automóvel inclui sistema de aquecimento e arrefecimento da bateria, beneficiando o desempenho da mesma.
O motor elétrico está no eixo dianteiro, debitando 218 cv de potência. É possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos. O sistema de regeneração inteligente Plus inclui patilhas junto ao volante, havendo também a possibilidade de conduzir com um pedal graças ao i-Pedal 3.0.
Interior
Por dentro, o modelo é para cinco ocupantes (incluindo condutor), sendo os bancos traseiros totalmente rebatíveis. A bagageira tem 586 litros de capacidade, expansíveis até 1.650 litros com os bancos traseiros rebatidos. À frente, há uma segunda bagageira com 44 litros. Em GT-Line, a porta da bagageira é de acionamento elétrico.
A Kia recorreu a materiais reciclados para os bancos e tapetes, tal como espuma biológica para os bancos, consola central e encostos de cabeça. As portas, o tablier e a consola central foram revestidos a uma tinta sem BTX. Os bancos têm ajuste do apoio lombar e são aquecidos.
À frente, há um ecrã panorâmico constituído pelo painel de instrumentos de 12,3 polegadas, o ecrã do sistema de climatização de 5,3 polegadas e o ecrã para o sistema de infoentretenimento com 12,3 polegadas. A ligação aos smartphones faz-se através de Android Auto e Apple CarPlay.
O Kia EV5 está munido de navegação online e há atualizações remotas (over-the-air), assim como a plataforma Kia Upgrades, para manter o carro atualizado e até dotá-lo de funções futuras.
A climatização é de três zonas, enquanto o tejadilho de abrir panorâmico faz parte do equipamento opcional para a versão GT-Line. O mesmo nível de equipamento inclui volante é de três raios, pedais desportivos e iluminação no habitáculo.
Assistências à condução
Em termos de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), o Kia EV5 conta com cruise control inteligente SSC2, assistência inteligente à limitação de velocidade (ISLA), prevenção de colisões no estacionamento traseiro ampliada à dianteira e partes laterais (variante GT-Line) e assistente à condução em autoestrada com deteção de mãos no volante.
A assistência remota ao estacionamento inteligente 2.0, de série para o Kia EV5 GT-Line, permite estacionar ou tirar o automóvel do lugar do estacionamento a partir de fora do veículo.
Preços
O Kia EV5 já está disponível para encomenda no mercado português, a partir dos 49.990 euros na versão Tech. Já a GT-Line custa 53.490 euros.
