Sem categoria “Primeiro verdadeiro carro desportivo elétrico” vem para a Europa

“Primeiro verdadeiro carro desportivo elétrico” vem para a Europa


Está a chegar à Europa um novo supercarro. É o SC01, que reivindica para si o título de “primeiro verdadeiro carro desportivo elétrico”. Apesar de ser originário da China, terá uma versão europeia produzida localmente que estará disponível a partir deste ano – em data ainda não anunciada.

 

Serão apenas 1.000 unidades deste coupé de duas portas. Parte delas ficarão reservadas para o uso no desporto motorizado – numa quantidade não especificada.

Os criadores do SC01 na China quiseram um supercarro que juntasse a história dos supercarros de combustão do passado com a propulsão elétrica moderna e todo o seu potencial.

Neste momento, decorre ainda o processo de desenvolvimento da versão do SC01 para a Europa – cujo processo de validação dos protótipos está quase no fim depois de ter começado no início do ano passado.

As especificações ainda são escassas, mas sabe-se que o SC01 comercializado na Europa ficará separado do chinês, do ponto de vista técnico.

Também já foram revelados alguns pormenores: o supercarro será de tração integral, mas com a possibilidade de escolher manualmente ter tração em apenas um eixo (dianteiro ou traseiro).

O peso ficará abaixo dos 1.400 kg, enquanto a aceleração dos 0 aos 100 km/h poderá ser feita em menos de 2,9 segundos. É tudo o que se sabe por agora, não existindo informações acerca da potência, motores elétricos, bateria, autonomia e tempo de carregamento.

Na China, o modelo monta dois motores elétricos que totalizam 435 cv de potência. A bateria da CALB é de níquel-manganês-cobalto, com 60 kWh de capacidade – o que permite atingir uma autonomia de 520 km (ciclo CLTC).

Saiba quantos carros a Lamborghini vendeu em 2025 (foi um recorde)

A Lamborghini anunciou os seus resultados de 2025, quando vendeu cerca de 11 mil automóveis. É um novo recorde absoluto de vendas da marca desportiva de luxo italiana, hoje integrada no Grupo Volkswagen através da Audi AG.

Bernardo Matias | 13:46 – 20/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy