Assumindo-se como empresa tecnológica, a Xpeng tem um projeto de robot humanoide – o Iron. E este não está dissociado do seu negócio no setor automóvel.
O fabricante chinês vai utilizar três chips Xpeng Turing AI não só naquele produto robótico, como também em “alguns dos próximos lançamentos automóveis da marca”. Estes têm uma capacidade efetiva de computação de 2.250 TOPs.
Em comunicado, pode ler-se: “A Xpeng desenvolveu internamente um sistema completo de IA Física, que abrange múltiplas áreas, incluindo chips, sistemas operativos (grandes modelos) e hardware inteligente. Este sistema constitui a base tecnológica para a aplicação da Xpeng em plataformas inteligentes incorporadas, como automóveis com IA, robotáxis, robots humanoides e carros voadores“.
Carregamento ultrarrápido
Por outro lado, segundo a Xpeng os seus novos automóveis terão capacidade de carregamento ultrarrápido 800 volts 5C, podendo repor-se os níveis de bateria dos 10 aos 80 por cento em apenas 12 minutos.
Estas viaturas poderão contar com estacionamento totalmente autónomo, ajudas à condução X-Pilot Assist e um “desempenho 1,7 vezes superior em CPU, 1,6 vezes em GPU e 5,4 vezes em capacidade de processamento de IA” por comparação com os chips da anterior geração.
Segundo a empresa chinesa, os progressos vão favorecer sistemas como o cruise control adaptativo e o controlo de centrar na faixa de rodagem.
