Os automóveis são, cada vez mais, repletos de tecnologia, com várias soluções e recursos desde a assistência à condução ao infoentretenimento a bordo – assentes em avançados sistemas operativos e de computação.
Os da Mercedes-Benz não são exceção. Mas quer diferenciar-se pela abordagem, como recentemente explicou o seu diretor-executivo, Ola Källenius.
A falar do novo Classe S – que será lançado já a 29 de janeiro – o dirigente falou à ABC News da abordagem da marca à tecnologia nos automóveis: “Não é tecnologia pela tecnologia em si, mas sim tecnologia ao serviço do ser humano. Portanto, não é intrusiva. Está lá se for necessária”.
E deu um exemplo: “Uma pessoa perguntou-me, ‘E se não quiseres ver filmes no ecrã do passageiro?’. E eu disse, ‘Bem, podes personalizar. Pega numa das tuas bonitas fotografias de um local que gostes e põe-na lá como decoração'”.
De referir que os automóveis da Mercedes-Benz surgem com o Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), apresentado originalmente em 2023. Este está envolvido em diversas áreas, desde as automações de condução ao infoentretenimento, passando pelo carregamento no caso dos carros elétricos. Também têm diversos sensores, como os LiDAR.
A empresa tem, também, projetos de robotáxi e está envolvida na plataforma de inovação IPAI, que visa fomentar o uso da inteligência artificial na indústria.
