O Kia Sportage foi atualizado, e o modelo renovado já está disponível no mercado português. O SUV compacto sul-coreano tem três motorizações – duas delas eletrificadas.
Três motorizações
Produzido em Zilina, na Eslováquia, o Sportage tem três diferentes motorizações. Uma consiste num propulsor turbo a gasolina 1,6 litros com 150 cv de potência, tração dianteira e caixa manual de seis velocidades (T-GDi).
Depois, há o full hybrid, que tem o mesmo 1,6 litros turbo e é de tração dianteira, mas a transmissão é automática de seis velocidades e a potência combinada atinge os 239 cv.
Com maior ênfase na energia elétrica, há o Sportage híbrido plug-in de 288 cv, em que a motorização a combustão é um 1,6 litros turbo a gasolina. A caixa é automática de seis velocidades.
Opposites United
O novo Sportage segue a filosofia de design Opposites United. Tem novos para-choques à frente e atrás, iluminação LED ‘Star Map’, grelha ‘Tiger Nose’ característica da marca, tal como um novo desenho de jantes – que podem medir 18 ou 19 polegadas. O SUV procura adequar-se quer à condução urbana, quer a aventuras fora de estrada.
Com um espaço generoso para os ocupantes, o interior conta com vários materiais sustentáveis e reciclados. Podem ser transportadas até cinco pessoas (condutor incluído), sendo que os passageiros de trás têm cerca de um metro de espaço para as pernas.
O Connected Car Navigatoon Cockpit comprime dois ecrãs panorâmicos curvos de 12,3 polegadas – quer para o condutor, quer para o infoentretenimento e navegação curva a curva.
O porta-bagagens leva 591 litros, expansíveis até 1.780 litros com os bancos traseiros rebatidos. Os motores a combustão e full hybrid permitem um piso de carga com dois níveis de arrumação.
Conectividade, multimédia e assistências de condução
Neste Kia Sportage, encontra-se conectividade com smartphones sem fios através de Android Auto e Apple CarPlay. Há uma plataforma através da qual é possível aceder a serviços de streaming de vídeo e a jogos – Feature-on-Demand. O sistema pode ser aprimorado remotamente com atualizações over-the-air e há conectividade com hotspot wifi.
Entre os sistemas avançados de assistência à condução, encontra-se travagem de emergência automática e assistência à condução em autoestrada – com recurso à câmara frontal, sensores de radar e dados de navegação.
Quanto custa?
O novo Kia Sportage começa nos 35.650 euros (motor a gasolina com caixa manual), subindo para os 41.000 na versão full hybrid e para os 47.500 euros no caso da híbrida plug-in.
Em campanha promocional de lançamento, os preços começam, respetivamente, nos 35.590 euros, 40.990 euros e 45.490 euros.
