Um dos mais recentes concept cars que foram conhecidos é o Kia Vision Meta Turismo. Lançado em finais do ano passado, é descrito como a visão dos sul-coreanos “para uma nova era da mobilidade”.
E não está posta de parte a possibilidade de vir a resultar num modelo de produção. O diretor de design da Kia Europa, Oliver Samson, explicou à publicação Autocar que o conceito é uma “visão” de como poderia ser abordado de forma diferente o design exterior e interior de um futuro sedã.
Mas poderá vir a originar um modelo de produção? Confrontado com essa questão, a resposta foi: “Estamos mesmo à procura de estabelecer um diálogo com os nossos clientes, para garantir que não vamos desenhar algo completamente desalinhado. Estamos a perceber a reação deles: está em linha com o que esperam da Kia?“, esclareceu.
E comentou as diferenças dos espaços para o condutor e para o passageiro da frente que se veem no conceito: “Por que é que têm de ser exatamente o mesmo? Se o condutor está a fazer algo completamente diferente do passageiro, por que é que todos têm de estar sentados na mesma posição, como se estivessem na escola? Somos muito abertos e estamos constantemente à procura de novas oportunidades. Ainda há espaço para melhorar”.
O Kia Vision Meta Turismo
O interior do Kia Vision Meta Turismo© Kia
Quando foi apresentado, o concept Kia Vision Meta Turismo foi anunciado com um interior inspirado em lounges, com head-up display de realidade aumentada e gráficos virtuais tridimensionais.
O construtor fala de “uma reinterpretação moderna” da “condução de alto desempenho, experiência de condução imersiva através da interação digital” e espaço interior.
Segue a filosofia de design Opposites United, mas com linhas mais futuristas – como por exemplo os faróis a estenderem-se para os espelhos retrovisores. O tejadilho panorâmico parece uma longa claraboia.
Por dentro, encontra-se uma consola central e um posto do condutor muito incomum e claramente separado do passageiro da frente, tal como o formato do volante.
