Em breve, poderão avançar testes de veículos autónomos nas cidades portuguesas. O governo vai estabelecer as regras, no âmbito de um pacote de medidas para a mobilidade aprovado no Conselho de Ministros desta quinta-feira (22 de janeiro).
Vão ser definidas as regras aplicáveis a testes em via pública de sistemas automáticos de condução instalados em veículos, para todos os níveis de automação, com o objetivo de salvaguardar questões de segurança para condutores, peões, operadores e veículos.
“Criámos estes ‘test beds’ (zonas de testes) para podermos, em contexto real, nas cidades, testar veículos autónomos“, anunciou o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
De referir que há planos para ensaiar robotáxis em algumas cidades europeias, como Londres ou Berlim. Nos Estados Unidos da América, já existem serviços a operar em pleno em diversas cidades, com especial destaque para o caso da Waymo. Já o Grupo Volkswagen está a preparar os testes de um carro sem volante e pedais tradicionais em Wolfsburgo (Alemanha).
