A Volvo apresentou oficialmente o novo EX60 esta quarta-feira (21 de janeiro). O SUV de médias dimensões e tração integral promete até 810 km de autonomia – algo sem paralelo na marca sueca.
Motorizações e bateria
O modelo está assente na nova plataforma SPA3 da Volvo Cars. Chega com três motorizações possíveis. De entrada, surge com um motor elétrico e tração traseira a debitar 374 cv de potência e 480 Nm de binário. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e a bateria de 83 kWh permite uma autonomia combinada de até 620 km (WLTP).
O nível intermédio é de tração integral e dois motores (um à frente, outro atrás). A potência pode chegar aos 510 cv e o binário aos 710 Nm, com a aceleração dos 0 aos 100 km/h feita em 4,6 segundos. A autonomia combinada pode chegar aos 660 km, graças a uma bateria de 95 kWh.
Em topo de gama, o Volvo EX60 tem dois motores (um por eixo) e tração integral, com potência de 680 cv, binário de 790 km e a autonomia de até 810 km com uma bateria de 117 kWh. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 3,9 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 180 km/h em todas as variantes.
O carro aceita carregamento rápido de até 400 kW. Em dez minutos é possível repor carga para 305 km (na variante de um motor), 325 km ou 340 km (na versão com maior potência e autonomia). Há capacidades bidirecionais vehicle-to-load (V2L), com o carro a poder alimentar dispositivos elétricos.
Design exterior
Lateral e traseira do Volvo EX60© Volvo Cars
O Volvo EX60 apresenta um coeficiente de arrasto de 0,26. Revela uma linha de tejadilho inclinada e uma dianteira baixa. As linhas são diferentes do seu equivalente a combustão – o XC60.
Encontra-se uma traseira robusta e puxadores de portas eletrónicos iluminados pouco convencionais: são como que pequenas asas na linha de cintura do automóvel. Sistemas de puxadores ocultos têm levantado questões de segurança, mas a Volvo sublinhou que estes têm “múltiplas fontes de energia”, para além de haver uma abertura mecânica interna.
Não há uma grelha dianteira e a iluminação inclui faróis dianteiros com o típico desenho Martelo de Thor e óticas traseiras renovadas integradas nos pilares D.
O comprimento é de 4.803 milímetros, sendo que a largura com os espelhos retrovisores incluídos chega aos 1.993 milímetros. A altura é de até 1.635 milímetros, ao passo que a distância entre eixos é de 2.970 milímetros. O automóvel pesa entre 2.115 e 2.405 kg, dependendo da configuração.
O veículo surge com o design de bateria cell-to-body – ajudando na redução do peso – para além de ter sido empregue a técnica de ‘mega casting’ no seu fabrico.
Por dentro
A parte da frente do Volvo EX60, por dentro© Volvo Cars
Foram empregues materiais naturais e de alta qualidade no interior do novo Volvo EX60, que vem com tejadilho panorâmico (com opção eletrocrómica para ajustar a transparência) e bancos traseiros que podem ser divididos de várias maneiras.
O apoio para braços central incorpora um espaço de arrumação extra, havendo também suportes para copos deslizantes e locais para armazenar objetos como telefones.
Em estreia está o novo cinto de segurança multi-adaptativo, que promete “proteção mais inteligente e mais personalizada” ao adaptar-se ao tamanho, forma corporal e posição dos ocupantes. Este cinto só equipa os bancos dianteiros e também pode recorrer aos sensores exteriores para ajudar a determinar a velocidade e direção de um embate e, assim, adaptar a sua tensão.
A experiência sonora também promete marcar pela diferença face a outros modelos Volvo, com um sistema Bowers & Wilkins de 28 altifalantes. Pela primeira vez, os quatro bancos principais terão altifalantes integrados nos apoios para cabeças, sendo também o primeiro Volvo com Apple Music pré-instalada com Dolby Atmos. Outra opção é o sistema Bose Premium com 21 altifalantes.
Atrás do volante, há um ecrã digital de 11,4 polegadas com as informações essenciais para o condutor e, ao centro, há um grande ecrã tátil (15,04 polegadas) onde se controlam diversas funções ligadas à condução e comportamento do carro, mas também do sistema de infoentretenimento. Poucos são os botões físicos, limitando-se ao volante e pouco mais.
Os passageiros de trás têm até 951 milímetros para espaço entre pernas, ao passo que a bagageira pode transportar 634 litros – extensíveis até 1.647 litros com os bancos traseiros rebatidos. À frente, há um compartimento na zona onde seria o motor de um automóvel a combustão, que admite até 58 ou 85 litros.
Veículo definido por software
A área de condução e painel central© Volvo Cars
O novo Volvo EX60 é, também, o primeiro modelo do fabricante sueco realmente definido por software, assente num sistema Superset. Tem a mais recente versão do sistema nuclear HuginCore e assenta na plataforma Nvidia Drive com o sistema-em-chip Nvidia Drive AGX Orin.
O automóvel é capaz de “evoluir continuamente e melhorar ao longo do tempo”, inclui um novo processador Qualcomm 8255 e é o primeiro com o Navi Pilot Assist. O sistema permite controlar a direção e ajudar nas mudanças de faixa em autoestrada, quando a velocidade é de até 130 km/h.
O condutor usufrui do Gemini, o novo assistente de inteligência artificial, também em estreia na Volvo.
Assistências à condução
Para além do já mencionado Navi Pilot Assist, o novo Volvo EX60 surge com cruise control adaptativo, assistente de limite de velocidade, câmaras de assistência ao estacionamento e assistente de velocidade em curva.
Alerta de colisão traseira, apoio de mitigação de colisão, informação de sinais de trânsito, travão automático em cruzamentos, ajuda à manutenção na faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado, prevenção e mitigação de colisão, direção preventiva de embates contra peões e ciclistas são outros dos sistemas de ajuda com que o condutor pode contar em ambos os níveis de equipamento.
A câmara de assistência ao estacionamento só está disponível no nível mais baixo (Plus), uma vez que em Ultra encontra-se uma câmara de 360º com vista 3D. O One Pedal Drive é outro dos recursos, num veículo que também conta com ajuda do ângulo morto.
Preço e disponibilidade
Há dois níveis de equipamento: Plus e Ultra. As encomendas do novo Volvo EX60 já estão abertas em Portugal. Os preços começam nos 67.906 euros (motor único, 374 cv e nível de equipamento mais básico), enquanto o nível Ultra surge desde os 74.917 euros.
No polo oposto, o Volvo EX60 com dois motores no patamar de potência mais alto (680 cv) e no nível Ultra é o mais caro da gama, surgindo a partir dos 84.142 euros. De referir que a motorização de tração integral com dois motores e mais potente representa um custo extra de 9.225 euros face à motorização standard (motor único).
Nível de equipamento Plus
Motor único, 83 kW (374 cv): 67.906 euros
Dois motores, 95 kW (510 cv): 70.981 euros
Dois motores, 117 kW (680 cv): 77.131 euros
Nível de equipamento Ultra
Motor único, 83 kW (374 cv): 74.917 euros
Dois motores, 95 kW (510 cv): 77.992 euros
Dois motores, 117 kW (680 cv): 84.142 euros
Percorra a galeria de topo no artigo para ver mais imagens do Volvo EX60.
