Atualmente, o DS 3 é um crossover SUV, mas as suas origens remontam a uma primeira geração como hatchback em 2010 que foi um sucesso de vendas – com a comercialização de quase meio milhão de unidades.
Agora, o regresso às raízes pode estar na calha. A DS Automobiles está a trabalhar num futuro modelo de pequenas dimensões e um DS 3 hatchback é hipótese.
Foi o que revelou o diretor de design Thierry Métroz à AutoExpress: “Gostaríamos de recuperar a história de sucesso da primeira geração do DS 3. Precisamos de um carro de elevado volume com um preço muito atrativo e um design fantástico”.
Deverá ter cinco portas, eventualmente com puxadores ocultados e a ideia é recorrer à plataforma STLA Small do grupo Stellantis – que também deverá servir de base ao futuro Peugeot 208 no próximo ano. E a motorização? “O DS 3 poderia ser elétrico, mas é um pouco cedo demais para falar sobre isso”, disse o designer.
Segundo Thierry Métroz, que trabalha nos DS há mais de uma década, a ideia é “quebrar os códigos de design” com este novo carro – que será um hatchback “decididamente” do segmento B.
O que não quer dizer que não tenha algumas inspirações noutros modelos da gama. Escreve a já mencionada publicação que é de esperar que existam elementos a remeterem para o coupé SUV DS N.º 8, como a linha de tejadilho baixa.
Por outro lado, o futuro hatchback não será um carro desportivo, já que esse não é o posicionamento da DS Automobiles, com Thierry Métroz a apontar para “um bom equilíbrio entre caráter desportivo e torná-lo num carro sofisticado e muito elegante”.
