Sem categoria Acordo entre UE e Índia reduz fortemente tarifas para os automóveis

Acordo entre UE e Índia reduz fortemente tarifas para os automóveis


O setor automóvel vai ser abrangido pelo novo acordo de comércio livre entre a União Europeia e a Índia agora assinado em Nova Deli, conforme foi anunciado esta terça-feira (27 de janeiro).

 

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, aquele país asiático vai conceder uma redução tarifária aos automóveis de 110 para apenas 10 por cento – redução essa aplicada de forma gradual e ao máximo de 250 mil viaturas por ano com valor superior a 15 mil euros.

Assim que o vínculo estiver implementado, as taxas ficarão 30 a 35 por cento mais baixas. No ano passado, registaram-se 1,6 mil milhões de euros em exportações de veículos motorizados da UE para a Índia.

Em comunicado, a Comissão Europeia fala de uma benesse “que nenhum outro parceiro comercial” da Índia recebeu até agora. Também serão extintas na totalidade tarifas para componentes automóveis num espaço de cinco a dez anos.

O acordo prevê também, entre outras medidas, a eliminação dos direitos sobre 96,6 por cento das exportações de bens da União Europeia – que, no sentido contrário, reduz as tarifas em 99,5 por cento faseadamente ao longo de sete anos. Os exportadores europeus poderão poupar até quatro mil milhões de euros por ano em despesas aduaneiras.

A cerimónia de assinatura contou com representantes como o presidente do Conselho Europeu, António Costa, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Construtores reagiram

A Associação de Construtores Automóveis Europeus (ACEA) já reagiu ao acordo, sublinhando que “irá ajudar em grande medida as exportações automóveis europeias a entrar num mercado de quatro milhões de carros de passageiros que, até agora, estava protegido por tarifas de importação proibitivamente altas de até 110 por cento”.

Com alguma cautela antes de os termos serem conhecidos na íntegra, a entidade relembra restrições como a quota anual de viaturas que “irão limitar o benefício potencial em alguma medida”.

UE e Índia alcançam “o maior de todos os acordos comerciais” após 18 anos

“O maior de todos os acordos comerciais” visa um mercado sem barreiras para dois mil milhões de pessoas, anunciou a Comissão Europeia.

Lusa | 07:14 – 27/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy