Sem categoria Robotáxis da Tesla já operam sem supervisor humano em Austin

Robotáxis da Tesla já operam sem supervisor humano em Austin


Tesla está a fazer avanços no seu serviço de robotáxis e, depois de vários meses de testes, os veículos já andam sem supervisão humana a bordo na cidade de Austin.

 

Perante um dos vários vídeos partilhados por utilizadores nas redes sociais, o proprietário do fabricante, Elon Musk, confirmou através das redes sociais: “Acabaram de começar as boleias do robotáxi Tesla em Austin sem monitor de segurança no carro. Parabéns à equipa da Tesla AI!”.

Posto isto, o diretor de inteligência artificial na Tesla, Ashok Elluswamy, esclareceu nas redes sociais que esta ainda não é a norma: “O transporte de robotáxi sem quaisquer monitores de segurança está agora publicamente disponível em Austin. Começa com alguns veículos não supervisionados misturados com a frota de robotáxi mais ampla com monitores de segurança, e a taxa irá aumentar ao longo do tempo”.

A Tesla começou os testes em Austin a meio de junho do ano passado e tornou o serviço comercial em novembro. Também começou as suas operações de teste em São Francisco – onde ainda mantém supervisão de um ser humano. Sem ele, basicamente os clientes podem usufruir de um serviço normal de táxi, mas sem um condutor real – sendo o veículo guiado por capacidades de inteligência artificial.

A Waymo, que está na linha da frente dos serviços de táxis de condução autónoma nos Estados Unidos da América, já tem as suas viaturas a rodar em monitorização humana a bordo há algum tempo em diversas cidades americanas.

A condução autónoma é um argumento forte na retórica e planos de Elon Musk para o futuro do negócio da Tesla. Também prevê introduzir, até 2027, o Cybercab – um veículo que se idealiza totalmente autónomo, cujos protótipos foram apresentados sem volante e pedais.

Uma previsão que falhou redondamente… há 7 anos

I am in a robotaxi without safety monitor pic.twitter.com/fzHu385oIb

— TSLA99T (@Tsla99T) January 22, 2026

O serviço atual, com base no Model Y, tem cerca de 135 veículos nas estradas – muito longe. Muito aquém das expectativas que Elon Musk traçou em 2019, citado pelo TechCrunch: “Seguramente no próximo ano teremos mais de um milhão de robotáxis na estrada”, disse na altura – numa das várias promessas e previsões falhadas do polémico empresário.

Condução autónoma é essencial para investidores da Tesla

A condução autónoma deverá ser um assunto importante em cima da mesa na reunião de investidores da Tesla para apresentação de resultados – que se realiza esta quarta-feira (28 de janeiro).

Notícias ao Minuto | 07:59 – 27/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy