As instalações da Jaguar Land Rover no Reino Unido poderão vir a produzir automóveis da chinesa Chery. Os fabricantes já são parceiros desde 2012, com o fabrico de modelos da Jaguar Land Rover (JLR) na China.
Segundo a Auto Express, agora poderá acontecer o contrário. Estará na calha um novo acordo que permitirá à Chery aproveitar capacidade de reserva nas fábricas de produção da Jaguar Land Rover na Grã-Bretanha.
O Auto ao Minuto contactou o construtor britânico para tentar obter uma confirmação desta possibilidade, estando atualmente a aguardar resposta.
É sabido que o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Strarmer, está por estes dias de visita à China, procurando fomentar as relações comerciais entre os dois países. A indústria automóvel deverá estar em cima da mesa, até porque de acordo com a Bloomberg a delegação inclui representantes da JLR e da McLaren Automotive.
Esta seria uma forma de a Chery produzir localmente em solo britânico e europeu enquanto maximiza a capacidade de produção, ajuda à manutenção de empregos e pode até representar mais receitas para a Jaguar Land Rover – numa altura em que esta recupera de um 2025 muito afetado negativamente pelo forte ciberataque no final do verão.
A situação deixou a produção totalmente parada durante mais de cinco semanas, com consequências palpáveis ao nível de vendas. No terceiro trimestre do ano financeiro de 2026, a quebra de vendas grossistas foi de 43,3 por cento, enquanto as vendas a retalho desceram 25,1 por cento.
