Sem categoria Porsche tem novo diretor de design. Vem da McLaren

Porsche tem novo diretor de design. Vem da McLaren


Há um novo diretor de design na Porsche. É Tobias Sühlmann, que assume funções no início de fevereiro e sucede a Michael Mauer no cargo.

 

O ainda responsável, de 63 anos de idade, esteve em funções durante mais de duas décadas. A sucessão está a cargo de Tobias Sühlmann, que desde 2023 era diretor de design na McLaren.

Esta não é a primeira contratação recente da Porsche com passagem anterior no fabricante britânico: em outubro, Michael Leiters foi anunciado como diretor-executivo, depois de ter estado na McLaren e na Ferrari.

Tobias Sühlmann tem 46 anos de idade, sendo que a sua contratação enquadra-se também num processo de “mudança geracional” nas lideranças da Porsche.

Legado de mais de 20 anos

Desde 2004 até agora, Michael Mauer esteve encarregue por rever o Cayenne, para além de liderar o design de modelos como o novo Panamera e o 918 Spyder. Não vai sair no imediato, apoiando o sucessor num período de transição.

Na hora da saída, Michael Mauer comentou: “Um design intemporal precisa de duas coisas: durabilidade e novos impulsos. Tendo em conta o realinhamento estratégico da Porsche, este é um bom momento para trazer novas perspetivas também ao design. Foi um grande prazer e uma honra para mim poder ajudar a moldar e desenvolver a filosofia de design da Porsche durante um período tão longo”.

Experiência em fabricantes de luxo

Tobias Sühlmann à esquerda e Michael Mauer à direita© Porsche AG  

Até agora, Tobias Sühlmann estava na McLaren, mas começou o seu percurso na Volkswagen – marca que dá nome ao grupo que a Porsche integra. Esteve na Bugatti e também na Aston Martin, passou pela McLaren numa primeira ocasião e rumou à Bentley – antes de voltar a Woking em 2023.

Michael Leiters traçou as suas expectativas sobre o novo diretor de design da Porsche: “O Tobias Sühlmann pode basear-se numa filosofia de design única. Com a sua experiência no design de automóveis desportivos e superdesportivos, irá aperfeiçoar ainda mais o perfil da Porsche. O seu vasto conhecimento e extensa experiência irão ajudá-lo a projetar um grande número de automóveis diferenciados no setor de luxo”.

O dirigente reagiu, também, ao fim do percurso de Michael Mauer como diretor de design: “Michael Mauer marcou uma era na Porsche. Em conjunto com a sua equipa, trouxe cuidadosamente o design icónico do 911 para uma era de modernidade e, ao mesmo tempo, transferiu de forma inconfundível o ADN do design da Porsche para novas séries de modelos. Um Porsche deve apelar a todos os sentidos – esse é o lema de Michael Mauer. O Panamera é um dos muitos exemplos convincentes. Conheço Michael Mauer há muitos anos e aprecio-o como um excelente profissional e uma personalidade extraordinária. O seu trabalho moldou o estilo da marca Porsche e continuará visível no futuro. Agradecemos-lhe pelo seu excelente trabalho e desejamos-lhe tudo de bom para o futuro”.

Vendas da Porsche caíram ‘a pique’ em 2025. Os motivos de um ano difícil

As vendas da Porsche caíram 10 por cento em 2025, num total de 279.449 veículos vendidos. A quebra é atribuída a falhas na oferta de veículos com motor de combustão e diminuição de entregas em mercados chave.

Lusa | 10:37 – 16/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy