Lamine Yamal é uma das jovens promessas do futebol mundial. Com apenas 18 anos de idade, o extremo do Barcelona já conta com um título europeu e está na ribalta.
Mas, no que toca a automóveis, não parece inclinado para os luxos e extravagâncias de alguns dos seus colegas de profissão. Numa entrevista ao programa 60 Minutes, da CBS News, o espanhol falou daquele que idealiza como o seu carro: “Espero que seja o que todos os meus amigos queiram e que possam desfrutar dele. Também não será um Lamborghini, mas fico feliz com um Audi, Mercedes, Cupra“.
O Cupra de 47 mil euros
Apesar de não poder conduzir, Lamine Yamal já foi visto a chegar às instalações do Barcelona (à boleia) dentro de um Cupra Formentor. Segundo o El Motor, é a variante e-Hybrid – disponível em Portugal a partir dos 47.873 euros.
A marca do Grupo Volkswagen é parceira do clube catalão, fornecendo automóveis ao plantel. Este Formentor é um SUV híbrido, cujas potências são de 204 cv ou 272 cv conforme a variante escolhida.
Na versão de entrada, o motor a gasolina é um quatro cilindros turbocomprimido 1,5 litros que debita 150 cv de potência e está associado a uma caixa DSG de seis velocidades. A bateria tem 25,8 kWh de capacidade, alimentando um motor elétrico cuja potência chega aos 116 cv.
Ao todo, o conjunto debita 204 cv. O carregamento dos 10 aos 80 por cento em carregador rápido demora cerca de 26 minutos. A velocidade chega aos 210 cv, sendo a aceleração dos 0 aos 100 km/h feita em 7,9 segundos. A autonomia elétrica pode chegar aos 126 km e a total é de até 860 km.
Em topo de gama, está o Cupra Formentor e-Hybrid de 272 cv, também com motor turbocomprimido a gasolina 1,5 litros – neste caso, aprimorado para chegar aos 177 cv de potência. A transmissão é também a DSG de seis velocidades.
A parte elétrica oferece 116 cv de potência adicionais e uma bateria de 25,8 kWh recarregável dos 10 aos 80 por cento em carregador rápido no espaço de 26 minutos (a autonomia elétrica é de até 117 km e a total pode chegar aos 830 km). O conjunto debita 272 cv de potência e 400 Nm de binário, capazes de fazer o carro atingir os 200 km/h e de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos.
E a carta de condução? “Não tenho pressa, mas…”
Atualmente, Lamine Yamal ainda não tem a carta de condução – até porque só completou a idade mínima legal em julho passado, quando atingiu os 18 anos de idade.
O futebolista comentou na mesma entrevista ao 60 Minutes: “É difícil, porque no fim de contas não estudo há muito tempo – desde que deixei o ensino secundário. Então, tenho de começar com a parte teórica. E, depois, é aos poucos. Não tenho pressa, mas quero conduzir, quero sentir essa liberdade de conduzir sozinho”.
