Num futuro não muito longínquo, a pick-up Fiat Strada poderá regressar ao mercado europeu. Está ausente há mais de uma década, focando-se no Brasil e noutros países sul-americanos.
Olivier François, diretor-executivo da marca italiana da Stellantis, disse à Auto Infos que o sucessor da atual Strada será projetado para ser “atrativo o suficiente para ser vendido” no Velho Continente.
Por agora, não existem detalhes nem informações oficiais – até porque não há uma decisão definitiva. Também não se sabe ao certo quando é que a nova Strada vai chegar. A imprensa brasileira aponta para dentro de três anos, em 2029 e a produção acontecerá no estado de Minas Gerais.
A ideia é que a pick-up seja um veículo global, cuja produção acontecerá no Brasil, exportando para outras regiões do mundo fora da América do Sul.
A revista Quatro Rodas adianta que o modelo assentará na plataforma modular Smart Car, sendo híbrido com motor turbo 1,0 litros de três cilindros associado a um sistema mild-hybrid de 12 volts.
Para a introdução na Europa, as medidas deverão ser diferentes da geração atual (4,48 metros e comprimento e 1,73 metros de largura) – mantendo a cabine dupla. A inspiração do design deverá vir do Grande Panda.
Lançada originalmente em 1998, a Fiat Strada já foi comercializada na Europa até 2013 – sendo apresentada no início de 2012 a última atualização para o continente.
A primeira geração da pick-up durou até 2021, enquanto no ano anterior já tinha sido introduzida a mais moderna segunda geração. Agora, está na calha a terceira geração da Strada – que tem sido bem-sucedida no mercado brasileiro e também presente em regiões como África ou Médio Oriente.
