Sem categoria Esta tecnologia pode triplicar velocidade de carregamento de elétricos

Esta tecnologia pode triplicar velocidade de carregamento de elétricos


A start-up britânica Hydrohertz patenteou e desenvolve uma tecnologia que pode permitir triplicar a velocidade de carregamento de carros elétricos.

 

Designada Dectravalve, é uma metodologia de refrigeração por líquido das baterias dos automóveis elétricos – descrito como um sistema de válvulas multi-zona, que “transforma a forma como a energia térmica é distribuída e gerida em sistemas complexos”, lê-se no site oficial.

Modular, controla até quatro zonas de forma independente, sendo compatível com sistemas de aquecimento, arrefecimento ou de uso duplo. Também pode funcionar em temperaturas e pressões altas e ser acionada mecânica ou digitalmente.

A tecnologia não é só aplicável em baterias de carros elétricos, podendo também equipar centros de dados, servir para o aquecimento doméstico ou até adaptar a irrigação ou os fluxos climáticos na agricultura.

Nas viaturas elétricas – que é o que aqui nos importa abordar – segundo a publicação Autocar, esta tecnologia poderá permitir acelerar três vezes o tempo de carregamento. É dado o exemplo de uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 100 kWh, cujo carregamento dos 10 aos 80 por cento pode passar dos 30 para os 10 minutos. Ou seja, no tempo que demora a beber um café, poderá ser recuperada autonomia para cerca de 395 km.

Mas não é só: também há vantagens do ponto de vista da eficiência do funcionamento das baterias durante a condução ao permiti-las funcionar sempre numa temperatura ideal. A consequência? Um aumento de oito a 12 por cento da autonomia, alega a  Hydrohertz.

Também promete maior segurança e menor degradação, aumentando o tempo de vida útil da bateria. Assim, esta solução técnica estará a ir ao encontro de algumas das principais preocupações na hora de ponderar um carro elétrico – como autonomia, tempo de carregamento, durabilidade ou segurança.

Estado do projeto

A start-up assegura que a Dectravalve se trata de “uma solução pronta para a produção que pode desbloquear o potencial total das baterias de veículos elétricos”.

Numa publicação no LinkedIn, pode ler-se que a empresa está à procura de “investidores e parceiros estratégicos” de forma a escalar a produção.

Consumos: Frio penaliza elétricos, carros a gasolina mais consistentes

O consumo de energia dos carros elétricos aumenta mais com temperaturas frias do que aquilo que se verifica nos modelos a gasolina – que, do ponto de vista do consumo, são mais previsíveis. É o que indica um teste da Green NCAP.

Bernardo Matias | 13:14 – 29/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy