Com ampla presença no mercado e em vários segmentos diferentes, a Audi é um dos construtores automóveis de maiores dimensões e mais reputados ao nível mundial.
Mas a sua gama não abrange todos os tipos de veículos. E, mesmo para fazer frente a fabricantes rivais, não aparenta ter planos para um segmento em particular.
Citado pela publicação australiana Drive, o diretor-executivo Gernot Döllner revelou: “Diria que uma pick-up é o último conceito que eu poderia imaginar ser um Audi“.
Porém, o dirigente deixou depois uma ressalva: “Nunca deves dizer nunca. Mas, neste momento… é o último segmento que eu poderia imaginar”.
E este concept?
Em 2023, foi apresentado o Audi Activesphere – um modelo conceptual que se trata de um coupé crossover de quatro portas que, ao premir um botão e “em apenas alguns segundos”, se pode transformar “numa pick-up para transportar material desportivo de alta classe” numa prateleira de carga.
O concept, que não será um modelo de produção, é imaginado em torno de uma arquitetura de 800 volts e do sistema modular PPE. De tração integral, tem 435 cv de potência e 720 Nm de binário.
Mede 4,98 metros de comprimento, 2,07 metros de largura e 1,60 metros de altura, com 2,97 metros de distância entre eixos.
De aspeto futurista, destaca-se pelo seu arco do teto dinâmico, bem como pela transparência do tejadilho. Tem modo on-road e off-road e jantes de grandes dimensões (22 polegadas).
