Produzido entre 1999 e 2005, o Audi A2 popularizou-se na gama do construtor como um hatchback de entrada e de dimensões compactas. Agora, mais de duas décadas depois, poderá voltar ao mercado.
Segundo a publicação britânica Autocar – que cita “fontes superiores” – o fabricante dos quatro anéis tenciona recuperar a designação A2 para um novo modelo de entrada, com um estilo diferente. Deverá ser lançado já este ano.
A mesma publicação escreve que este automóvel será elétrico, com o sufixo E-Tron, tendo já sido avistados protótipos de teste que sugerem um capot curto e uma janela dividida no portão traseiro.
A silhueta assemelha-se mais à de um crossover. A ideia será preencher um espaço no mercado deixado pelo BMW i3 original – um elétrico pioneiro do construtor bávaro que saiu de cena em 2022. Ficaria, indiretamente, no lugar dos atuais A1 e Q2.
O Auto ao Minuto tentou contactar o construtor para obter confirmação mas, até à publicação deste artigo, ainda não obteve resposta.
Também a Autocar noticia que o preço inicial rondaria as 30 mil libras (algo a rondar 34.800 euros, à taxa de câmbio atual). A confirmar-se, seria o carro elétrico mais acessível da Audi até ao momento.
Deverá assentar na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, com sistema de 400 volts, tal como o ID. 3 daquele fabricante de Wolfsburgo. Esse modelo tem baterias que podem chegar aos 79 kWh de capacidade.
Depois de sair de cena em 2005, o Audi A2 ainda foi um concept car elétrico apresentado em 2011 (ver imagem de topo), mas acabou por nunca passar à produção.
