A Porsche está a eletrificar a sua gama, mas no ano passado anunciou que o ritmo seria mais moderado do que originalmente planeado – respondendo à procura no mercado. Este ano, os 718 deveriam tornar-se 100 por cento elétricos, mas tal pode vir a não acontecer.
Segundo a Bloomberg, o diretor-executivo, Michael Leiters, poderá prescindir das variantes 100 por cento elétricas do 718 (Boxster e Cayman). A agência cita fontes próximas do assunto, não identificadas.
Há vários fatores em causa que podem explicar o possível recuo. Por um lado, a procura por carros desportivos de alto desempenho 100 por cento elétricos é relativamente limitada. Depois, o desenvolvimento dos 718 tem sofrido atrasos, como os decorrentes da falência da parceira Northvolt em maio passado. E os custos também têm subido.
De recordar que a Porsche atravessa um período desafiador, sendo que a revisão dos planos de eletrificação anunciada no ano passado teve um impacto estimado de 1,8 mil milhões de euros no lucro operacional de 2025.
Mas não é a única situação complicada que o novo líder da Porsche tem em mãos: a quebra de vendas nos Estados Unidos da América e, em especial, na China, também está a criar dificuldades, podendo justificar o abandono dos planos dos 718 elétricos.
Aquando do anúncio do realinhamento estratégico em setembro de 2025, o então diretor-executivo Oliver Blume tinha dito na conferência com investidores que a Porsche iria “alargar e aprimorar os modelos de combustão interna”, com novas motorizações a combustão e híbridas plug-in.
Esta abordagem admitia, então, não só novos 718 elétricos, como também a permanência das motores de combustão no topo da gama. Mas, agora, pode estar em cima da mesa o abandono da ideia de lançar versões 100 por cento elétricas dos 718.
A confirmar-se, seria uma decisão mais radical do que a dispendiosa possibilidade noticiada pela publicação britânica Autocar em dezembro – uma possível adaptação da plataforma PPE Sport para a tornar apta a motores de combustão, antes da chegada da quinta geração do Boxster e do Cayman.
