Iniciaram-se as encomendas do novo Mazda CX-6e em Portugal. Trata-se de um SUV totalmente elétrico de média dimensão, que foi revelado ao público no Salão Automóvel de Bruxelas em janeiro passado.
O modelo surge com uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 78 kWh, capaz de suportar uma autonomia de até 484 km e com carregamento rápido. Os 258 cv de potência e 290 Nm de binário são transmitidos às rodas traseiras.
No que toca ao seu design, aplica a linguagem Kodo – Alma do Movimento, típica da Mazda, apresentando linhas elegantes, uma dianteira trabalhada com uma faixa a contornar a grelha entre os faróis em cada extremidade, pequeno spoiler traseiro na extremidade do tejadilho e uma traseira em que a faixa de iluminação estende-se horizontalmente.
Em Takumi, as jantes do Mazda CX-6e são de liga leve de 19 polegadas, ao passo que em Takumi Plus são de 21 polegadas. As decorações, todas metalizadas, são várias, com os novos violeta Multi-Tone Nightfall Violent e azul Multi-Tone Air Stream Blue à cabeça. Depois, também está disponível em branco Crystal White Pearl, cinzentos Machine Grey e Aero Grey, preto Jet Black e vermelho Red Crystal.
O desenho do habitáculo aplica o conceito japonês de ma. Salta à vista o grande ecrã tátil de 26 polegadas, disponível logo no primeiro nível de equipamento (Takumi). Os bancos Maztex em preto (os da frente são ajustáveis eletricamente), a iluminação ambiente no painel de instrumentos, os acabamentos das portas e o sistema de som com 23 colunas são alguns dos recursos. A lista inclui entradas USB-C e tejadilho panorâmico, bem como vidros traseiros escurecidos.
Em Takumi Plus, a versão mais apetrechada, o novo Mazda CX-6e inclui também bancos em dois tons Amethys e Maztex branca, espelhos retrovisores digitais (rebatíveis eletricamente e com brilho ajustável), ecrãs internos no lado do condutor e do passageiros, tal como iluminação ambiente para o painel de instrumentos. O acabamento das portas é distinto.
Entre as comodidades, na versão Takumi é possível contar com cruise control (Mazda Radar Cruise Control) com sistema stop & go, monitorização de visão 360º, chave Bluetooth com opção de partilha, conectividade e ligação a smartphones, reconhecimento de voz, assistências ao condutor como Smart Brake Support (apoio inteligente em travagem), manutenção de emergência na faixa e Cruising & Traffic Support.
Preços e disponibilidade
Já em pré-venda, o novo Mazda CX-6e surge a partir dos 44.985,88 euros (variante Takumi), evoluindo para 47.985,88 euros na variante Takumi Plus. Ambos estão com um custo 2.936 euros mais barato em campanha de pré-lançamento. O modelo começa a chegar aos concessionários europeus no próximo verão.
