Já está a ser produzido a nova proposta elétrica de luxo da Porsche – o Cayenne Electric. O fabrico deste SUV acontece na fábrica de Bratislava, na Eslováquia.
Segundo o fabricante, as baterias que equipam estes automóveis, de desenvolvimento próprio, também são construídas naquele país – mais concretamente, na Porsche Smart Battery Shop em Horná Streda.
O modelo, apresentado em novembro do ano passado, pode chegar aos 1.156 cv de potência na variante Cayenne Turbo, sendo o Cayenne mais potente de sempre. A bateria de 113 kWh resulta numa autonomia anunciada superior a 640 km dependendo da variante, sendo que o sistema de 800 volts admite carregamento ultrarrápido de até 400 kW – é reivindicada a possibilidade de carregar dos 10 aos 80 por cento em 16 minutos.
Equipado com o sistema Porche Traction Management (ePTM), o Cayenne é um automóvel de tração integral, inclusive na versão topo de gama Cayenne Turbo – capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos e de atingir os 260 km/h. Já no nível de entrada, a aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 4,8 segundos e a velocidade máxima é de 230 km/h, com 408 cv de potência.
Incorpora suspensão pneumática adaptativa com Porsche Active Suspension Management e, no Turbo, é incluída a distribuição de binário Porsche Torque Vectoring Plus e, opcionalmente, travões Porsche Ceramic Composite Brake.
Fábrica atualizada
Para produzir os novos Porsche Cayenne elétricos, a fábrica do Grupo Volkswagen nos arredores de Bratislava foi alvo de uma expansão e renovação, incluindo um salão plataforma onde é montado o chassis do modelo 100 por cento elétrico.
Depois, são montadas as partes laterais, tejadilho, portas, capot e porta da bagageira, fabricados na oficina de prensagem, sendo que a linha de prensagem é “quase totalmente automatizada”.
Trata-se, também, de uma unidade fabril flexível, em que são produzidos também automóveis com motores de combustão e motorizações híbridas.
