Os carros elétricos têm nas baterias um dos seus componentes essenciais e também mais dispendiosos. A sua durabilidade é uma das dúvidas na hora de comprar um modelo deste tipo.
Da China, chega o relato de um Xiaomi SU7 que promete apaziguar essas preocupações. É que, segundo o Car News China, o seu proprietário indica que manteve 94,5 por cento da saúde da bateria após fazer 265 mil quilómetros em ano e meio.
E o proprietário promete não parar por aqui, tendo planos para continuar a fazer um extenso uso e tornar-se no primeiro a percorrer 600 mil quilómetros com um SU7.
O estado da bateria impressionou, inclusive, o dono do carro. “Fiquei genuinamente chocado. Presumi que estaria, na melhor das hipóteses, nos 90 por cento“, terá contado num vídeo partilhado pelo Jackson’s Sunset Drive na plataforma social chinesa Bilibili.
Lei Jun, diretor-executivo da Xiaomi, tomou conhecimento e partilhou o vídeo no Weibo, uma rede social chinesa: “Todos deviam ver o que ele tem para dizer”, apontou.
O automóvel em causa é um Xiaomi SU7 Pro de tração traseira, com o qual o condutor fez uma média de 600 km por dia. A sua bateria tem 94,3 kWh de capacidade e, a julgar pela autonomia e consumos estimados, terá sido sujeito ao equivalente a 506 ciclos completos de carga e descarga ao longo deste período. Mas a quantidade de carregamentos parciais poderá ter sido muito superior, considerando o uso e operação habitual dos modelos 100 por cento elétricos.
