Faltam poucos meses para se conhecer o novo Skoda Epiq. Este é um SUV crossover citadino 100 por cento elétrico, que será lançado na primeira metade do ano.
Antes de ser desvendado, a marca checa anunciou agora vários pormenores sobre este que define como “modelo-chave” no segmento de entrada e como “um pilar fundamental” na sua estratégia “para duplicar a gama 100% elétrica” até ao fim do ano.
Nova plataforma
O Skoda Epiq está assente na nova plataforma MEB+ do Grupo Volkswagen, tendo capacidade para carregamento rápido de até 125 kW. A autonomia, essa, pode chegar aos 430 km. Há três versões do Epiq, sempre de tração dianteira.
Na entrada, o Epiq 35 propõe 85 kW de potência (116 cv), 267 Nm de binário e uma bateria de fosfato de ferro-lítio com capacidade líquida de 37 kWh. A mesma equipa o Epiq 40, que se distingue pela potência máxima de 99 kW (135 cv). Estas duas versões têm até 315 km de autonomia e 150 km de velocidade máxima.
No topo da gama está o Epiq 55, com 155 kW de potência (211 cv), 290 Nm de binário e uma bateria de níquel-manganês-cobalto com 51,7 kWh de capacidade líquida que permite chegar aos 430 km de autonomia. Atinge os 160 km/h e acelera dos 0 ao 100 km/h em 7,4 segundos. O carregamento rápido DC (cuja potência máxima pode chegar aos 125 kW) permite recarregá-la dos 10 aos 80 por cento em 23 minutos.
O Skoda Epiq conta com suspensões independentes – eixo dianteiro MacPherson e eixo traseiro com barra de torsão leve. Os travões são de disco nas quatro rodas, havendo sistema de controlo de estabilidade e servofreio.
Desenho minimalista
Em termos de design, a Skoda enveredou pela nova linguagem Modern Solid, minimalista, sendo que o diretor de design Oliver Stefani fala de “um marco na evolução do design da marca”. Estreia-se a assinatura luminosa em forma de T – que vai marcar a identidade neste e noutros modelos futuros. Estes faróis são em LED ou, no topo de gama, em Matrix LED.
As dimensões são similares às do Kodiaq a combustão, sendo prometido um coeficiente de resistência ao ar de 0,275. Tem entradas de ar em forma de O no para-choques dianteiro, com persianas ativas que otimizam a aerodinâmica. dianteira ‘Volcano’ esconde as ‘Air Curtains’, que dão o seu contributo para a redução da resistência ao ar.
Atrás, há um robusto para-choques, num automóvel com jantes otimizadas aerodinamicamente que podem medir entre 17 e 19 polegadas.
Em termos de dimensões, o Skoda Epiq mede 4.171 milímetros de comprimento, 1.798 milímetros de largura e 1.620 milímetros de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2.601 milímetros. O peso vazio é de 1.542 kg em Epiq 35 e Epiq 40, subindo para os 1.544 kg no Epiq 55.
Por dentro
O minimalismo da linguagem Modern Solid estende-se ao interior, que promete espaço e “uma das maiores bagageiras do segmento“. Esta tem 475 litros de capacidade (mais do que o Kamiaq), podendo chegar aos 1.344 litros com os bancos traseiros rebatidos.
O painel de instrumentos é horizontal, há faixas de iluminação ambiente (em duas das versões de equipamento) e linhas angulares. À sua frente, o condutor tem um ecrã de 5,3 polegadas, enquanto ao centro há um ecrã tátil de 13 polegadas para o sistema de infoentretenimento e navegação – para além de controlar parâmetros e funções.
Para além da bagageira, o interior do automóvel tem cerca de 26 litros de espaço de arrumação, incluindo novas soluções como um saco compacto fixado nos ganchos top-tether da bagageira. Depois, há outras soluções já conhecidas da Skoda, como o guarda-chuva na porta, suporte para bilhetes de estacionamento e raspador de gelo.
Segurança e ajudas à condução
O novo Skoda Epiq contará com o Traval Assist 3.0 – um conjunto de sistemas de assistência à condução com várias funcionalidades: assistência avançada à manutenção de faixa, reação a semáforos e sinais de trânsito (incluindo STOP) com paragem automática.
Há quatro câmaras panorâmicas com vista superior ‘olho de pássaro’ e visualização 3D, tal como sistema Cross Assist 2.0 que ajuda em cruzamentos de baixa visibilidade graças a sensores de radar. Em termos de segurança, o carro está munido com até nove airbags, um deles central entre os bancos da frente para proteção contra embates laterais.
