A partir deste ano, a chinesa Chery irá produzir carros em Espanha. Será a primeira fábrica europeia, numa altura em que os veículos elétricos concebidos na China estão sujeitos a fortes taxas de importação.
Segundo a Reuters, um dirigente de topo da Chery fez saber que o fabrico automóvel em Espanha começará “assim que possível” este ano. Originalmente programado para 2024, esteve depois previsto para finais do ano passado, mas por motivos comerciais o arranque foi adiado.
A produção decorrerá em Barcelona, numa fábrica que resulta de uma parceria com a espanhola Ebro – marca que já está a produzir lá com uma plataforma de produção e tecnologia partilhadas. Ainda não há data concreta para que a Chery comece lá a produzir, sendo que em 2024 – quando a joint venture foi criada – disse-se que a ideia era construir até 150 mil veículos por ano em 2029.
Espera-se que, a par dos automóveis da Ebro – que já estão a chegar a Portugal – sejam fabricados em Barcelona o Omoda 5 e o Jaecoo 7 – elétricos e a combustão. Parte dos veículos serão destinados ao mercado da América Latina, revelou o vice-presidente executivo de diretor-executivo europeu da Chery, Zhu Shaodong à citada agência.
