O novo Kia EV2, revelado em janeiro passado, participou recentemente no El Prix Winter Test Drive. Realizado na Noruega pela Federação Automóvel Norueguesa, é descrito como “um dos mais exigentes testes para veículos elétricos no mundo”.
Tratou-se de um evento realizado sob frio intenso, com as temperaturas a chegarem a 31.ºC negativos naquela que foi a edição mais fria até hoje. Foi levado um Kia EV2 GT-Line em versão de protótipo, com uma bateria de 61 kWh e jantes de 19 polegadas. Está assente na plataforma E-GMP de 400 volts.
O automóvel foi conduzido durante mais de cinco horas, dentro dos limites legais de velocidade, até à região montanhosa de Jotunheimen.
O automóvel percorreu 310,6 km ao todo, ficando nos 25 por cento da autonomia WLTP anunciada de 413 km para o GT-Line com jantes de 19 polegadas (448 km para a bateria de longo alcance). E liderou entre todos os participantes. De referir que as estimativas WLTP, estabelecidas pelo ciclo de testes em laboratório padrão e com as condições prescritas e com avaliação independente, só serão conhecidas no terceiro trimestre deste ano.
Quanto ao carregamento, num carregador rápido de corrente contínua demorou 36 minutos dos 10 aos 80 por cento – apenas mais seis minutos do que dizem os dados oficiais.
Considerando o resultado em temperaturas negativas, a Kia diz que o seu protótipo “teve um desempenho melhor do que veículos de produção testados”, num teste que “valida a forte usabilidade de carros elétricos no mundo real em climas de inverno exigentes”.
Pablo Martinez Masip, vice-presidente de Produto e Marketing na Kia Europe, afirmou em comunicado: “Este resultado serve de prova que o EV2 irá continuar a proporcionar uma autonomia fiável mesmo em temperaturas extremamente baixas. Ser o ponto de entrada da gama elétrica da Kia não significa comprometer; o EV2 oferece aos clientes europeus uma forma acessível, mas fiável, de entrar na mobilidade elétrica”.
Resultados não oficiais
A federação norueguesa, responsável pela organização, não incluiu na tabela oficial os resultados do Kia EV2 por ser um protótipo – pese embora tenha estado lado a lado com automóveis elétricos que já estão na produção em série.
Coreano de identidade, europeu de origem
Apesar de a Kia ser uma marca da Coreia do Sul, o EV2 é fabricado na Europa – mais concretamente na fábrica AutoLand Slovakia em Zilina (Eslováquia). Trata-se do segundo 100 por cento elétrico lá produzido, depois do EV4.
