Chegaram dois novos Mercedes-AMG. São os GLC 53 4Matic+ Coupé e GLC 53 4Matic+ SUV – que partilham muitas coisas, incluindo o motor.
Este é um propulsor convencional de seis cilindros em linha e 3,0 litros, sendo capaz de debitar 449 cv de potência e 600 Nm de binário (640 Nm com função overboost). Houve uma renovação deste motor, talhado para o alto desempenho, que tem turbo e um compressor elétrico auxiliar. Os consumos do Coupé ficam-se em 9,7 litros por cada 100 quilómetros, mas aumentam para 9,9 litros no caso do SUV.
Há um gerador de arranque integrado no sistema elétrico de 48 volts, numa componente híbrida do conjunto que confere, por curtos instantes, 23 cv de potência e 205 Nm de binário adicionais. Torna o reinício do motor quase impercetível depois de uma paragem com o start & stop.
O SUV estreia o modo Drift Mode, que permite sentir mais a dinâmica de condução em pistas fechadas fora de estrada. Este junta-se a um diferencial traseiro eletronicamente controlado de deslize limitado. O motor visa, ainda, aliar o alto desempenho e agilidade, bem como de caráter desportivo. A tração traseira é de série no SUV e no Coupé.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h, nos modos de condução e condições ideais, pode demorar 4,2 segundos. Já a velocidade máxima é de 250 km/h (limitada eletronicamente), sendo que o AMG Driver’s Package permite estendê-la até 270 km/h. O motor é acompanhado por uma transmissão AMG Speedshift TCT 9G automática de nove velocidades. Pode ser operada manualmente nas patilhas galvanizadas atrás do volante, ao clicar no botão M.
Modos de condução
O condutor usufrui de cinco programas de condução selecionáveis AMG Dynamic Select (Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual – personalizado). O pacote AMG Dynamic Plus acrescenta o Race. Estes modos ajustam a resposta do motor, transmissão, chassis e direção, com impacto em vários parâmetros – como a eficiência ou o conforto a bordo.
Encontra-se o sistema de controlo da dinâmica de condução (AMG Dynamics), nos níveis Basic, Advanced e Pro. São adaptadas as estratégias de controlo do programa de estabilidade eletrónica ou da tração integral. Com base nos dados dos sensores, indicações do condutor e sistema de pré-controlo inteligente, o comportamento dos Mercedes-AMG GLC 53 4Matic+ fica conforme o condutor pretende.
Travões e suspensão
Os discos de travão ventilados medem 390 x 36 milímetros à frente e 360 x 26 milímetros atrás, sendo acompanhados de pinça fica de quatro êmbolos na dianteira e por pinças flutuantes de êmbolo único atrás. O pacote AMG Dynamic Plus, opcional, inclui pinças em vermelho com a inscrição AMG, ao passo que o Golden Accents Package revela pinças brilhantes em preto.
Os Mercedes-AMG GLC 53 4Matic+ contam com a suspensão AMG Ride Control, que pretende conferir agilidade, comportamento em curva neutro e muita tração. O amortecimento adapta-se à situação de condução que se verificar e às condições da estrada, sendo possível escolher entre três níveis de amortecimento: Comfort, Sport e Sport+ – entre o conforto e a condução desportiva.
De mencionar, também, a direção do eixo traseiro, com um ângulo máximo de 2,5º. Até aos 100 km/h, as rodas traseiras viram na direção oposta às dianteiras para conferir maior agilidade, condução aprimorada e maior facilidade na direção. Acima dos 100 km/h, a viragem das rodas traseiras é paralela à das dianteiras, até 0,7º – com o intuito de acrescentar estabilidade e reações mais diretas. A capacidade de reboque chega aos 2.400 kg.
Pacote de personalização
Disponível por um ano após o lançamento no mercado, o Golden Accents Package inclui jantes forjadas de 21 polegadas em preto mate, com raios cruzados, sendo as falanges e as tampas dos calotas centrais em ouro techgold. As pinças de travão em preto brilhante são outro traço característico, incorporando o logótipo AMG.
Também há uma tampa do depósito de combustível própria, em prateado cromado com o emblema AMG em letras. O AMG Night Package está associado a capas dos espelhos retrovisores e outros acabamentos em preto de alto brilho, ao passo que o Night Package II inclui barras da grelha do radiador, emblema AMG no capot e designações do modelo em preto cromado.
Quanto ao AMG Design Plus, que está incluído, inclui spoiler algardo no tejadilho do SUV e na porta da bagageira do coupé, na cor da carroçaria, difusor em preto brilhante, para-choques frontal com splitter em maiores dimensões e asas adicionais em preto brilhante e bordas laterais destacáveis.
Por dentro
O interior revela um painel de instrumentos digital por trás do volante, assim como um ecrã central de grandes dimensões na continuação da consola central. Ao centro, estão três entradas de ar (há outras duas na parte frontal, uma do lado da porta do condutor, outra do lado da porta do passageiro).
O pacote Golden Accents dá aos novos Mercedes-AMGGLC 53 4Matic+ bancos desportivos AMG em couro preto e costuras na mesma cor dos acabamentos exteriores. Há costuras contrastantes decorativas nos painéis das portas e no painel de instrumentos.
Encontram-se elementos em fibra de carbono, painéis das soleiras das portas com padrão AMG em preto e logótipo AMG iluminado em branco. Os tapetes possuem costuras decorativas em bege.
Com o AMG Dynamic Plus Package, os automóveis têm volante AMG Performance em microfibra Microcut. Incorpora botões físicos para controlar funções como os programas de condução ou a dinâmica de condução.
