O novo Toyota Highlander foi apresentado esta quarta-feira (11 de fevereiro) nos Estados Unidos da América. É um SUV totalmente elétrico, com três filas de bancos, que chegará ao mercado numa fase mais adiantada do ano. No entanto, não está prevista a sua vinda para a Europa.
Destinado à América do Norte, o Highlander surgiu em 2001, tendo já sido vendidas mais de 3,6 milhões de unidades entre as diferentes gerações.
Agora, a nova versão elétrica pretende ser uma evolução “em busca de uma sociedade neutra em dióxido de carbono”, lê-se no comunicado.
O automóvel é de grandes dimensões: 5.050 milímetros de comprimento, 1.990 milímetros de largura, 1.709 milímetros de altura e 3.051 milímetros de distância entre eixos, que garante um interior espaçoso.
Há três opções de motorização: de tração dianteira, com bateria de 76,96 kWh com autonomia de até 462 km e 221 cv de potência; de tração integral com bateria de 76,96 kWh para até 435 km de autonomia; e tração integral com bateria de 95,82 kWh, que possibilita percorrer até 515 km. Aas versões de tração integral têm, ambas, 338 cv de potência.
O automóvel admite pré-condicionamento da bateria e, num carregador rápido de 150 kW, é possível repor dos 10 aos 80 por cento do nível de carga em cerca de meia hora. Há capacidade bidirecional Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar pequenos dispositivos eletrónicos externos.
Design
A traseira do automóvel© Skyler Anselmo / Toyota
Em termos de design, o Toyota Highlander elétrico tem luzes diurnas finas e separadas dos faróis. A dianteira é imponente, com grelha espessa e inclinada e cantos geométricos do para-choques.
Os para-lamas são largos, contribuindo para a robustez do perfil lateral – que também inclui puxadores semi-embutidos nas portas. Atrás, encontra-se um spoiler, assim como uma faixa de luzes que se estende horizontalmente e ainda lateralmente para além do pilar C.
Há várias cores disponíveis, incluindo a nova Spellbound, Wind Chill Pearl, Heavy Metal, Everest, azul Reservoir Blue e preto Midnight Black Metallic. É também possível combinar duas cores: Spellbond, Wind Chill Pearl, Heavy Metal ou Everest com tejadilho em preto.
Recursos ao dispor
O interior deste Toyota Highlander© Toyota
Por dentro, há um painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas, botões para o controlo da climatização e um ecrã tátil central de grandes dimensões (14 polegadas) para o sistema de infoentretenimento – Toyota Audio Multimedia. Há conectividade com smartphones através de Android Auto e Apple CarPlay, assim como assistente de voz e navegação integrada. É possível incluir um head-up display (de série na variante Limited), que projeta informações essenciais no campo de visão do condutor.
Os bancos são fabricados em materiais duráveis, sendo que os da frente são aquecidos. O nível de equipamento Limited também insere bancos dianteiros ventilados e da segunda fila aquecidos. Estes são duas poltronas individuais, enquanto a terceira fila reserva mais dois lugares corridos com apoio para braços no meio. Ao todo, podem ser transportados seis passageiros, mas os bancos da última fila podem ser rebatidos para aumentar a área de carga.
O carro é dominado por um tejadilho panorâmico e tem jantes de 19 polegadas ou opcionalmente de 22 polegadas na variante Limited. Os níveis XLE AWD e Limited permitem usufruir de um sistema de som JBL Premium Audio com 11 altifalantes, subwoofer e amplificador. Há opções de cor interior em preto, Portobello e cinzento Misty Gray em estreia.
Há dois níveis de equipamento. De entrada, há o XLE Grade, com sistema de som de seis colunas, patilhas de mudanças com travagem regenerativa, recolhimento de bancos da segunda fila com o toque de um botão e vidro frontal acústico.
No topo de gama, está o Limited Grade, que acrescenta várias funcionalidades ao nível de entrada – incluindo, para além dos recursos já mencionados ao longo do artigo, assistência avançada ao estacionamento, assistência em engarrafamento, monitorização de vista panorâmica, assistência de mudança de faixa ou alerta de tráfego cruzado dianteiro, entre outros.
De série, é incluído o Toyota Safety Sense de segurança ativa, com várias funções: sistema de pré-colisão com deteção de peões, cruise control adaptativo, aviso de saída de faixa com assistente de direção, reconhecimento de sinais de trânsito, máximos automáticos e assistência proativa de condução – que, através da câmara e do radar, trava ou vira suavemente. Também de série, entre ajudas mais habituais como ABS ou controlo de tração, há a assistência ao estacionamento dianteiro e traseiro com travagem automática ou deteção de ângulo morto com alerta de tráfego cruzado traseiro.
