A BYD anunciou uma atualização a um dos seus SUV mais populares – o Atto 3. Assim surge o BYD Atto 3 Evo, que chegará a alguns países europeus já em março.
Assente na plataforma E-Platform 3.0 de 800 volts mais recente, pode ter tração traseira ou integral conforme a escolha (até agora, estava disponível apenas com tração frontal). São, pois, duas versões: Design e Excellence.
Duas motorizações
A variante Design, de tração traseira, tem um motor com 313 cv de potência e 380 Nm de binário, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos. A autonomia WLTP combinada é de 510 km.
No topo de gama está a variante Excellence, com tração integral e dois motores (um em cada eixo). A potência total atinge 449 cv e o binário é de 560 Nm, o que resulta numa capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. A autonomia é menor do que Design (470 km).
Comum é a bateria Blade Battery da BYD, com química de fosfato de ferro-lítio, que pode ser carregada dos 10 aos 80 por cento em 25 minutos. De mencionar, igualmente, a capacidade bidirecional Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar pequenos dispositivos externos e a capacidade de reboque de 1.500 kg.
Recursos
BYD Atto 3 Evo por dentro© BYD
No interior do BYD Atto 3 Evo, encontra-se um ecrã tátil rotativo maior de 15,6 polegadas ao centro – o maior do segmento. Este permite controlar o sistema de infoentretenimento, incluindo o acesso às funcionalidades Google como a navegação Google Maps e o assistente por voz aprimorado com inteligência artificial.
O painel de instrumentos digital do BYD Atto 3 Evo é maior (8,8 polegadas), havendo ainda quatro portas USB-C, carregador sem fios para smartphones com arrefecimento integrado e bancos dianteiros aquecidos e ajustáveis eletricamente. A iluminação ambiente é, igualmente, de série a partir do nível de entrada.
A peculiar alavanca de velocidades ao centro desaparece, aumentando o espaço de arrumação da consola central, havendo agora um manípulo atrás do volante. Em termos de armazenamento, há um porta-bagagens com 490 litros de capacidade e um ‘frunk’ por baixo do capot dianteiro de 101 litros – uma novidade no modelo chinês.
A versão Excellence propõe um head-up display para o condutor, bancos traseiros aquecidos e um tejadiho panorâmico com persiana elétrica.
O condutor beneficia de cruise control adaptativo, cruise control inteligente, controlo do limite de velocidade inteligente, alerta de colisão dianteira e traseira, alerta de tráfego cruzado à frente e atrás, deteção de ângulo morto, assistente de saída de via e reconhecimento de sinais de trânsito. Existem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmara surround de 360.º.
O design segue as linhas já conhecidas do atual BYD Atto 3 (e por dentro não faltam as icónicas ‘cordas de guitarra’ nas portas), sendo que o Evo está disponível com seis cores exteriores e duas interiores.
Há algumas novidades, como o desenho dos farolins traseiros, as jantes em liga leve de 18 polegadas ou a tomada de carregamento relocalizada para a parte de trás (junto do guarda-lamas).
Disponibilidade
Ainda não sabemos se ou quando é que o BYD Atto 3 Evo chegará a Portugal, nem os seus preços. Na Bélgica e no Luxemburgo, estará disponível a partir de 21 de março.
