O Lotus 98T foi um dos muitos monolugares que marcaram a carreira de Ayrton Senna. Em 1986, permitiu-lhe vencer duas corridas e somar outros três pódios.
Agora, o bólide com a icónica decoração preta e dourada vai a leilão no Reino Unido, com as licitações a abrirem a 4 de março (estando já abertas as inscrições). Prevê-se que o preço fique entre 8 e 10 milhões de euros.
Este Lotus que completa 40 anos de idade foi o último modelo com a decoração preta e dourada, sendo um dos quatro chassis que a equipa fundada por Colin Chapman fabricou para a temporada de 1986. Tem o número 98-T3.
Na sua traseira, estava um potente motor 1,5 litros V6 turbo da Renault que, afinado para a qualificação, podia atingir mais de 1.000 cv de potência. A temporada teve 16 rondas, mas esta unidade em concreto foi usada apenas nas primeiras oito e só por Senna – que obteve vitórias nos GP de Espanha e de Detroit.
Segundo a leiloeira – a RM Sotherby’s – deixou os domínios da Lotus em 1988 e, desde então, mantém uma cadeia de (poucos) proprietários identificável. Alguns, são colecionadores mundialmente respeitados. Em 2016, foi adquirido pelo atual proprietário, que já o sujeitou a um restauro levado a cabo pela Paul Lanzante Ltd.. Este Lotus 98T é essencialmente um modelo de colecionador pela sua raridade, mas está em condições que lhe permitem sair às pistas.
