A organização da Fórmula 1 anunciou, no decorrer da tarde de segunda-feira, que o circuito de Barcelona prolongou o contrato com o Mundial da categoria e receberá três Grandes Prémios, além da edição deste ano, mas passa a alternar com o de Spa Francorchamps, na Bélgica.
Contas feitas, o circuito de Barcelona-Catalunha acolherá Grande Prémios em 2028, 2030 e 2032, ao passo que o circuito belga das Ardenas estará no calendário nos anos ímpares, em 2027, 2029 e 2031.
“A cidade de Barcelona é incrível e os apaixonados pela Fórmula 1 que ali se encontram recebem-nos sempre com enorme entusiasmo, pelo que estou muito satisfeito por continuarmos a correr no Circuito de Barcelona-Catalunha nos próximos anos”, declarou, em comunicado, o italiano Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.
BREAKING: The Circuit de Barcelona-Catalunya has signed a multi-year extension for races in 2028, 2030, and 2032 #F1 pic.twitter.com/2kLY9HbUk1
— Formula 1 (@F1) February 16, 2026
Situado a 30 quilómetros a norte do centro da cidade de Barcelona, o Circuito de Montmeló acolheu o Grande Prémio de Espanha até 2025, antes de ser substituído pelo “Madring”, novo traçado madrileno que receberá o paddock da F1 pela primeira vez em setembro e, pelo menos, até 2035. No presente ano civil, a prova ali disputada terá a denominação de GP de Barcelona-Catalunha.
De recordar ainda que o calendário do Mundial de Fórmula 1 tem sofrido algumas alterações ao longo das últimas semans, com a saída de alguns circuitos históricos da Europa.
O circuito de Imola, que acolhia o Grande Prémio de San Marino Emília Romanha, em Itália, saiu por troca com o novo circuito de Madrid, enquanto o Grande Prémio dos Países Baixos, em Zandvoort, terá neste verão a sua última edição.
Também pouco vulgar é o facto de existirem duas provas ao sábado: o GP de Las Vegas (que devido aos fusos horários será na madrugada de domingo europeia) e o GP do Azerbaijão, que foi antecipado para não coincidir com o Dia da Memória do país.
O formato Sprint será aplicado, pela primeira vez, nos Grande Prémio do Canadá, Países Baixos e Singapura, continuando nos da China e Miami para além de voltar ao da Grã-Bretanha, em Silverstone, cinco anos depois.
Recorde-se que Portugal volta ao calendário com Portimão por pelo menos duas temporadas (2027 e 2028), ao passo que a Turquia também espera voltar a receber um Grande Prémio em breve.
