Com temperaturas negativas extremas um pouco por todo o mundo, coloca-se sempre uma questão no mundo dos automóveis, que poucas vezes vemos ser respondidas. Será que um carro elétrico aguenta um período prolongado nestas condições? Ora, na semana passada foi testado e podemos saber esta quarta-feira as respostas.
Um criador de conteúdo na plataforma de vídeo YouTube, com o nome FrozenTesla, quis perceber se o seu automóvel elétrico poderia suportar o frio extremo da cidade de Saskatoon, no Canadá, onde se registaram temperaturas a rondar os 36ºC… negativos.
Esta região é considerada uma das mais frias de todo o mundo e o objetivo passava por saber quanto tempo o Model 3 da Tesla, do ano 2024, conseguiria manter os seus passageiros quentes caso fosse necessário.
Outro dos pontos em análise estava relacionado com a energia consumida pelo automóvel enquanto o tentava fazer, e se iria custar mais carregá-lo após esse momento.
O desafio lançado pelo youtuber baseava-se em deixar o carro na rua durante toda a noite, por um período de 12 horas, em temperaturas até 36ºC negativos, verificando o estado do veículo várias vezes durante a madrugada.
Segundo os relatos do canadiano, o frio começou a ser mais intenso a partir das 23h00, quando o Tesla se encontrava com 80% de bateria.
FrozenTesla acabou por colocar o carro no ‘modo campismo’, que garante que o sistema de climatização fica ativo, reforçando esta ação com uma regulação da temperatura nos 15.5ºC, que permitiria manter os passageiros seguros das temperaturas gélidas.
Ora, como resultado desta experiência, conseguiu-se perceber que o Tesla é um carro capaz de aguentar estas condições extremas, já que, após nove horas, apenas tinha sido consumida 30% da bateria do carro, utilizando mais 10% nas três restantes, com todas as partes e funcionalidades do automóvel estavam em perfeito estado após o desafio.
Confira abaixo o vídeo do desafio na íntegra e veja como o Tesla Model 3 se aguenta durante uma noite de frio extremo, numa das cidades mais gélidas do mundo:
