A Dacia apresentou esta terça-feira o novo carro com que vai iniciar a sua aventura no Dakar no próximo ano. Chama-se Sandrider e foi inspirado no protótipo Manifesto Construído de raíz, este veículo foi concebido especificamente para os rally-raids.
Com capot curto e aerodinâmico, o Sandrider apresenta um design afunilado, desaparecendo do campo de visão dos pilotos. A pintura antirreflexo utilizada na parte superior do painel de instrumentos – uma técnica inspirada na indústria aeronáutica – também otimiza a visibilidade.
Como todos sabemos, o Rali Dakar é uma das mais duras provas para os automóveis e por isso a Dacia dotou este modelo com uma subestrutura e para-choques consolidados, carroçaria em carbono, suspensão de duplo braço e uma transmissão 4×4. Um inovador sistema elétrico mantém a potência ideal para todos os equipamentos a bordo.
No que à aerodinâmica diz respeito, os engenheiros conseguiram reduzir a resistência em 10% e a sustentação em 40% em relação a protótipos comparáveis. Equipado com um motor V6 se 3.0 litros, a potência máxima é de 360 cv e 539 Nm de binário, o Dacia Sandrider só será alimentado com combustível sintético fornecido pela Aramco.
Recorde-se que a Dacia vai atacar o Dakar com alguns dos melhores pilotos do mundo. A vitória é o claro objetivo da marca que vai enfrentar as dunas da Arábia Saudita com os pilotos Sébastien Loeb, Nasser Al-Attiyah e Cristina Gutiérrez Herrero.