Aquela que é a “ponta de lança” da Triumph Motorcycles no segmento das maxitrail vai aparecer em 2024 de “cara lavada”. A marca britânica renova a Tiger 1200, que assim vê os seus argumentos atualizarem-se para enfrentar a sempre forte e muito competitiva concorrência proveniente dos fabricantes rivais.
Nesta nova versão de 2024, a Tiger 1200 sofre alterações nos mais diversos aspetos. O objetivo foi disponibilizar ao condutor desta maxitrail, ou das suas diferentes variantes, mais conforto e tecnologia.
Resumidamente, a Triumph decidiu realizar uma operação de renovação que podemos definir como refinar a Tiger 1200.
E quais são as novidades desta completa gama de maxitrails pronta para grandes aventuras?
O motor de três cilindros de 1160 cc da Triumph oferece agora uma experiência de condução ainda mais refinada, de acordo com a marca, e um controlo superior a baixas velocidades, mantendo o carácter bem conhecido e facilmente reconhecido na configuração do motor T-Plane.
As modificações realizadas pela equipa de engenharia da Triumph na cambota, no rotor do alternador e no veio de equilíbrio para aumentar a inércia do motor, além de certos ajustes associados à calibração do motor, resultam numa entrega de binário que procura ser mais suave e precisa a baixas rotações.
Os motociclistas sentirão uma sensação mais suave ao acelerar ou desacelerar, especialmente em baixas velocidades. A configuração atualizada da embraiagem também permitirá que os condutores sintam uma sensação mais suave, especialmente ao engrenar a primeira relação de caixa.
A Triumph também melhorou o conforto da Tiger 1200 para os condutores que percorrem longas distâncias. O motor em si é agora ainda mais suave e refinado, graças a uma estratégia de equilíbrio do motor revista que melhora o conforto em todos os principais pontos de contacto com o condutor.
O guiador e os apoios do tipo anti vibração, que foram particularmente bem recebidos nas variantes Explorer, foram agora introduzidos nos modelos GT Pro e Rally Pro, como forma de proporcionar uma condução mais suave com maior visibilidade nos espelhos. O assento do condutor foi redesenhado com um perfil mais plano, proporcionando mais espaço e ajudando a reduzir a fadiga em viagens mais longas.
O assento baixo está disponível como acessório, reduzindo a posição do banco em 20 mm na sua distância ao solo. Essa distância será de 830 mm nos modelos GT e 855 mm nos modelos Rally, e, neste caso, contam também com um assento redesenhado para ser significativamente mais confortável.
Para além disso, foi incorporada uma manete de embraiagem mais longa, que oferece maior folga para os dedos do condutor e aumenta o conforto, especialmente em viagens mais longas.
Nos modelos Tiger 1200 GT Pro e GT Explorer, a Triumph também aumentou a distância ao solo em curva, elevando a posição dos poisa-pés e reposicionando-os mais perto do eixo da moto.
Enquanto isso, o novo recurso de ajuste eletrónico de altura, lançado em agosto de 2023, e que pode ser ativado ao pressionar o botão ‘Home’ no punho direito por um segundo, oferece maior confiança ao condutor, ao reduzir a pré-carga na suspensão traseira quando a moto diminui a velocidade para parar.
Isso traduz-se na redução da altura do assento em até 20 mm para facilitar um melhor apoio dos pés no solo.
Em termos de variantes e cores de cada variante, a família Tiger 1200 para 2024 é agora composta por quatro variantes, com novas cores: a Tiger 1200 GT Pro e a GT Explorer, concebidas especialmente para aventuras de estrada, estão agora disponíveis em Carnival Red, para além dos anteriores esquemas de cores Snowdonia White e Sapphire Black. A Tiger 1200 Rally Pro e a Rally Explorer, concebidas para aventuras todo-o-terreno, estarão disponíveis nos novos esquemas de cores Matt Sandstorm e Jet Black, juntando-se à opção Matt Khaki.
As diferentes variantes Triumph Tiger 1200 para 2024
– Tiger 1200 GT: Concebida à medida para aventuras predominantemente em asfalto, com jantes de alumínio de 19″ na dianteira e 18″ atrás
– Tiger 1200 GT Pro (depósito de 20 litros)
– Tiger 1200 GT Explorer (depósito de 30 litros)
– Gama 1200 Rally: Feita à medida para aventuras todo-o-terreno, com jantes de raios sem câmara de 21″, à frente, e de 18″ na traseira
– Tiger 1200 Rally Pro (depósito de 20 litros)
– Tiger 1200 Rally Explorer (depósito de 30 litros)
Preços e disponibilidade de cada variante da Tiger 1200 em Portugal
Tiger 1200 GT Pro, disponível em março de 2024 a partir de 22.095€
Tiger 1200 GT Explorer, disponível em março de 2024 a partir de 23.795€
Tiger 1200 Rally Pro, disponível em março de 2024 a partir de 23.195€
Tiger 1200 Rally Explorer, disponível em março de 2024 a partir de 24.795€
Refira-se ainda que a Triumph Portugal está a realizar uma campanha promocional que incide sobre os modelos 2023. Nesta campanha os motociclistas poderão adquirir a maxitrail beneficiando de um desconto bastante interessante no preço da moto.
Neste caso estamos a referir-nos à Tiger 1200 Rally Pro que está agora disponível a partir de 22.995€ (desconto de -2.500€), sendo que a Tiger 1200 Rally Explorer está disponível a partir de 24.595€ (desconto de -2.500€). Estes preços promocionais reduzidos são válidos apenas para motos de 2023 e em stock.
Quanto às novas versões de 2024, a Triumph Portugal adianta que as mesmas chegarão aos concessionários portugueses durante a segunda quinzena de março, podendo os clientes realizar desde já a reserva das primeiras unidades disponibilizadas para Portugal através dos concessionários oficiais da marca – clique aqui para saber qual o concessionário mais perto de si . Se preferir poderá também visitar o website oficial da Triumph Portugal para realizar a sua reserva online sem sair do conforto de sua casa.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo Triumph Tiger 1200 – Renovada para mais aventuras aparece primeiro em MOTOJORNAL.