Optar pelo comboio para viajar nas rotas comerciais mais movimentadas do Reino Unido gera menos de metade das emissões de CO2 do que optar por um carro eléctrico a bateria, de acordo com uma análise detalhada da indústria ferroviária britânica, citada pelo The Guardian.
O estudo concluiu até que certas viagens, nos comboios menos poluentes da rede, chega a gerar-se até 1/5 do dióxido de carbono por pessoa que seria gerado a viajar, individualmente, num carro a gasolina ou a gasóleo.
Foi realçado, no entanto, que os custos de algumas das viagens analisadas no estudo é muito superior às mesmas viagens em carro.
Em média, nas 100 rotas mais populares, diz o Rail Delivery Group (RDG) – que aglomera as empresas que exploram a ferrovia no Reino Unido – usar um carro a gasolina ou a gasóleo produz nove vezes mais CO2 do que ir de comboio.
Viajar entre Edimburgo, na Escócia, e a estação de comboios de Kings Cross, em Londres, por exemplo, emitiria 116 quilos de CO2 num carro a gasóleo, ao passo que, num carro elétrico a bateria, seriam emitidos 31,8 quilos de CO2. De comboio, as emissões seriam de 12,7 quilos por pessoa, de acordo com os dados do RDG.
Leia Também: Adiado para 2026 lançamento do primeiro carro elétrico da Aston Martin