O Campeonato Nacional de Velocidade (CNV Moto) ganha uma nova dimensão com a inclusão do novo Campeonato Nacional de Naked Bikes que, como o nome indica, é uma competição dedicada exclusivamente às motos naked (sem carenagens integrais), e que até agora conhecíamos como Troféus de Naked Bikes.
Estes troféus que ao longo dos anos foram sendo “desenhados” e organizados a partir dos sonhos do entusiasta Paulo Vicente, passam para uma nova fase na sua ainda curta história, com a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) a assumir a responsabilidade da sua organização.
Esta mudança tem como maior novidade a passagem do formato de troféus para um campeonato nacional, e com isso também passamos a ter, de forma oficial, campeões das diferentes categorias. Isto também significa que os campeões passaram a ser reconhecidos pela FMP e integrados na conhecida Gala dos Campeões.
E por falar em categorias, a FMP não opera grandes alterações ao formato antigo dos troféus. Assim, o Campeonato Nacional de Naked Bikes vai integrar duas categorias, definidas exclusivamente pela potência das motos em competição: CNB1 para motos naked com mais de 140 cv, e CNB2 para motos naked com menos de 140 cv.
Paulo Vicente, empresário que durante oito anos teve a seu cargo a conceção dos troféus ZCup, Tuono Cup, S 1000 R Cup, vê agora a “sua” competição dar o passo seguinte, mas, ao que a Revista Motojornal sabe, vai continuar presente nas boxes, não apenas para competir aos comandos da sua BMW M 1000 R, mas também para ajudar a FMP a manter a organização e bom ambiente que se vive entre os participantes do campeonato, assumindo assim um papel ao nível da organização.
O calendário do Campeonato Nacional de Naked Bikes vai continuar também a replicar o que vimos em anos anteriores, nomeadamente com a realização de uma prova em Espanha.
Para além das seis rondas disputadas lado-a-lado com o Campeonato Nacional de Velocidade, quatro no Circuito do Estoril e duas no Autódromo Internacional do Algarve, o Campeonato Nacional de Naked Bikes vai também “saltar” além-fronteiras, para concretizar a sua habitual visita a Espanha. Teremos assim um total de 7 rondas nesta temporada 2024.
Para começar da melhor forma a ação em pista, teremos as motos naked da Aprilia, BMW Motorrad, Triumph, Honda, Suzuki ou Kawasaki em pista já neste fim de semana de 27 e 28 de abril, na prova de arranque da temporada do CNV Moto que vai acontecer no Circuito do Estoril.
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