Depois de um primeiro dia de International Six Days Enduro (ISDE) 2024 que correu de forma positiva para as Seleções de Portugal, a sénior e a júnior, o segundo dia desta que é a competição mais antiga disputada sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) foi novamente bastante positivo para as cores nacionais.
A prova, que este ano cumpre a 98ª edição e decorre em Silleda, na Galiza, Espanha, teve esta terça-feira 15 de outubro o seu segundo dia de prova.
Os pilotos tiveram pela frente um percurso que foi o mesmo do primeiro dia, cumprindo duas voltas de 127 km numa região perto de Santiago de Compostela, mas com a agravante do aparecimento da chuva ao início da manhã.
O percurso tornou-se então muito mais ‘pesado’ e massacrado pela passagem das cerca de cinco centenas e meia de motos. Uma missão mais complicada, mas que em nada parece ter atrapalhado a performance dos pilotos portugueses que continuam a destacar-se nestes ISDE.
Quanto às Seleções Nacionais Sénior e Júnior de Enduro, ambas estiveram em bom nível, com a equipa sénior a ganhar uma posição no Troféu Mundial, superando o Canadá para subir ao 9º posto entre as 18 seleções presentes.
Após este dia, Portugal luta de perto com a formação da Áustria, que antecede os lusos por apenas 47 segundos, e com a Suécia, agora 10ª colocada a encontrar-se atrás da equipa lusa com um atraso de 48 segundos.
No Troféu Mundial Júnior a equipa portuguesa mantém o 7º posto que tinha garantido logo no arranque da prova, com a 6ª colocada, a Grã-Bretanha, a estar a cerca de 13 minutos.
Na frente dos ISDE 2024, a França mantém o comando do Troféu, com a formação espanhola a subir ao 2º lugar por troca com os Estados Unidos. O espanhol Josep Garcia e o britânico Steve Holcombe continuam a sua luta na geral individual, que no segundo dia pendeu para Holcombe, mas é a mais homogénea equipa francesa que continua a dar cartas em termos de países.
No Troféu Júnior, Suécia, França e Estados Unidos continuam na frente por esta ordem.
Entre os pilotos portugueses voltou a ser Luís Oliveira a ser o mais rápido, galgando 23 posições na geral individual, para ocupar agora o 37º posto (15º lugar na classe E2). Bruno Charrua (25º E2), Renato Silva (30º E2) e Gonçalo Reis (34º E2) continuam a ter uma prestação consistente, bem como o trio que integra a seleção júnior, todos com motos da classe E1, com Rúben Ferreira em 23º, Frederico Rocha em 31º e Francisco Leite em 40º.
Já no final do segundo dia, foi decidida a anulação do percurso inicialmente desenhado para ser percorrido no 3º dia de prova.
A organização dos ISDE decidiu revelar que decidiu adotar o percurso desenhado para o 4º dia, Vilatuxe-Lalin, que será assim cumprido nos dois próximos dias (quarta e quinta-feira), contando com duas voltas a um percurso de 121 km em terreno montanhoso, com cada volta a ter uma duração prevista de 3h45m.
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