Estamos ainda nas horas de rescaldo após o impacto da tempestade Dana em Espanha, e mais concretamente na região de Valência. Infelizmente temos de relatar várias dezenas de vidas perdidas devido às inundações repentinas e à muita quantidade de água que caiu no solo da região espanhola, sendo que, para além disso, há também uma situação muito particular e que poderá afetar o final da temporada 2024 de MotoGP.
Isto porque o circuito Ricardo Tormo que será o palco do Grande Prémio da Comunidade Valenciana da categoria rainha sofreu também com a passagem da tempestade Dana.
De acordo com um comunicado oficial divulgado há poucos minutos pelos responsáveis do traçado, nas primeiras vistorias não foram detetados danos graves no circuito em si. Porém, zonas de acesso ao circuito, e em particular os parques de estacionamento, foram seriamente afetadas, e vão por isso ser necessárias obras de recuperação urgentes.
Os danos sofridos no circuito devem-se à queda de mais de 200 litros de água da chuva em menos de 12 horas. À água da chuva juntou-se lama, detritos provenientes das ravinas próximas do circuito e que foram transportados pelo caudal da água, e também partes do circuito que se soltaram e acabaram por maximizar os estragos provocados pela tempestade Dana.
Destacando a perda de vidas humanas e enviando as suas condolências a todas as famílias, Nicolás Collado, Diretor Geral do Circuito Ricardo Tormo, refere em comunicado que “O mais importante é que todas as pessoas no circuito estão bem, puderam passar a noite em segurança no circuito. Agora começa a avaliação de danos, um processo que nos dirá como é que a tempestade Dana irá afetar a realização do Grande Prémio. Todas as atividades anteriores ao evento foram canceladas para tentar chegar ao Grande Prémio com todas as garantias, sendo esse o único objetivo”.
No circuito Ricardo Tormo encontrava-se o paddock do Mundial Formula E, sendo que estava prevista a realização de um teste deste campeonato na próxima semana.
A Formula E emitiu também um comunicado onde refere que o circuito encontra-se inacessível por veículo pela estrada principal, pois uma margem de um rio próximo cedeu provocando uma enorme inundação.
Alguns membros do campeonato que permaneceram no circuito durante a noite já conseguiram sair e regressar depois ao Ricardo Tormo a pé, mas será necessário encontrar caminhos alternativos para se aceder ao circuito.
O Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP deverá realizar-se de 15 a 17 de novembro. Aguarda-se agora novidades a qualquer momento sobre a sua realização ou, eventualmente, se os responsáveis do MotoGP optam por uma solução alternativa caso seja impossível garantir a realização do evento.
A Revista Motojornal não quer deixar passar a oportunidade para enviar as condolências às famílias de todos os que perderam a vida nesta tempestade mortífera que afetou a região de Valência.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 – Tempestade Dana afeta o circuito Ricardo Tormo em Valência aparece primeiro em MOTOJORNAL.