Ainda há poucas horas terminou o Grande Prémio da Malásia de MotoGP, mas o nosso pensamento está já naquele que será o último evento da temporada 2024. O Grande Prémio que decidirá quem é o campeão da categoria rainha, sendo que Jorge Martin tem uma boa margem de pontos para gerir frente a Francesco Bagnaia.
A Dorna Sports foi obrigada a entrar em modo contrarrelógio para procurar uma solução alternativa à impossibilidade de se realizar o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, devido à catástrofe que se abateu sobre a região valenciana no seguimento da tempestade DANA.
Muitas foram as alternativas consideradas, mas com uma margem de apenas duas semanas para se realizar o derradeiro Grande Prémio da temporada, os responsáveis pelo campeonato MotoGP tiveram de considerar uma série de fatores e situações antes de tomarem uma decisão final sobre qual o circuito que vai receber então a última e decisiva ronda de 2024.
Assim, e apesar de ainda faltar o comunicado oficial, Carlos Ezpeleta, diretor desportivo da Dorna Sports, confirmou esta manhã de domingo que o circuito Barcelona-Catalunha, ou Montmeló, vai ser o palco da batalha final pelo título de MotoGP!
O traçado catalão vai receber o paddock durante o fim de semana de 15 a 17 de novembro, e depois também será o palco do teste de final de temporada que assinalará a primeira vez que muitos pilotos vão poder pilotar as suas novas motos para competir em 2025.
Sobre este tema, Carlos Ezpeleta refere que “Considerámos importante informar os pilotos antes de saírem para a pista ontem, especialmente aqueles que discutem posições (campeonato), para lhes confirmar que haveria outro evento no calendário. Foram dois dias muito complicados, mais ainda para as pessoas em Valência. Foi um processo muito complicado, mas acreditamos, dadas as circunstâncias do campeonato e por respeito a todos os fãs em todo o Mundo, seria crucial realizar uma corrida final. Estivemos a analisar todas as hipóteses, é muito desafiante organizar um evento em duas semanas. Pensamos que (Barcelona) é o melhor lugar possível, considerando a sua proximidade a Valência, considerando que muitas pessoas já estariam a viajar por Barcelona para chegar a Valência, especialmente para os fãs pensamos que é o melhor lugar possível. Pensamos que também será possível ajudar Valência a partir dali. E é por essa razão que pedimos ao governo da Catalunha realizar ali o evento. Eles querem comunicar e alinhar-se com os governos de Espanha e Valência para confirmar o evento, e esperamos que a confirmação nos chegue nas próximas 48 horas. Mas, claro, a única urgência é Valência. Assim que for confirmado, começaremos a trabalhar o mais rápido possível”.
Esta acaba por ser uma decisão que surpreende pouco. Isto porque, como se sabe, a organização de um evento da magnitude de MotoGP implica muitas coisas, em particular do ponto de vista da logística.
Por exemplo, os pneus que a Michelin e a Pirelli fabricam especificamente para cada circuito, têm de ser fabricados, o que leva o seu tempo, e também têm de ser transportados para o circuito. Por essa razão, torna-se mais fácil para todos conseguir realizar o Grande Prémio de final de temporada 2024 em Barcelona.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!
O conteúdo MotoGP 2024 – O último e decisivo Grande Prémio será em Barcelona aparece primeiro em MOTOJORNAL.