Moto Yamaha Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally – A aventura está no próximo horizonte!

Yamaha Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally – A aventura está no próximo horizonte!


A Yamaha procura dar nova vida à sua popular e icónica trail Ténéré, que para 2025 apresenta-se ao serviço dos motociclistas mais aventureiros com diversas novidades na sua gama. A Ténéré 700 e a Ténéré 700 Rally renovam-se e com o objetivo único de permitir que os motociclistas possam encontrar a aventura já no próximo horizonte!

Inspirada nas famosas motas de Rali Raid da Yamaha do passado e do presente, a Ténéré 700 que estará nos concessionários da marca japonesa para o próximo ano ostenta um visual totalmente novo, combinado com ergonomia desenvolvida para ser mais eficaz tanto na condução em estrada como em todo-o-terreno.

A silhueta da Ténéré 700 tornou-se icónica, erguendo-se alta e vertical na dianteira, antes de afunilar para uma unidade traseira compacta.

O design frontal foi concebido para oferecer excelente visibilidade e proteção ao condutor, graças, em grande parte, ao amplo para-brisas de peça única, enquanto a secção minimalista do meio para a traseira contribui para uma posição de condução que dá ao condutor muito espaço para posicionar o seu corpo, com especial atenção para os condutores que querem levantar-se e redistribuir o seu peso corporal enquanto conduzem fora de estrada.

Em comparação com a geração anterior, o depósito de combustível da nova Ténéré 700 foi deslocado para a frente, tendo sido amplamente considerado o equilíbrio entre o tamanho e a ergonomia ideal, ao mesmo tempo que foi conservada a linguagem de design clássica da Ténéré.

A parte superior do depósito de 16 litros de capacidade fica agora numa posição mais baixa do que a do modelo da geração anterior, e estas alterações, de acordo com a Yamaha, contribuem para uma distribuição de peso mais equilibrada e um melhor comportamento global em termos dinâmicos, o que reforça a polivalência desta trail japonesa.

A secção central da nova Ténéré 700 foi concebida não só para facilitar uma transição visual equilibrada entre a frente e a traseira da moto, mas também para proporcionar um assento confortável e eficaz para o condutor.

O design é simples e reforça o ponto de contacto sólido entre a moto e as pernas do piloto, além de facilitar um bom fluxo de ar tanto na posição sentada como de pé.

O novo assento de uma peça inspirado nos ralis é também um clássico Ténéré, com um design longo e estreito e, em comparação com o formato anterior de duas peças, proporciona maior liberdade de movimentos durante a condução, facilitando as alterações de postura.

Visualmente, vista de frente, a Ténéré 700 sobressai pelo aspeto clássico de uma torre de instrumentos para rali. O novo design dos faróis apresenta quatro unidades LED individuais dispostas numa estrutura de alumínio, bem ao estilo das atuais motos de ralis da Yamaha, com o suporte em forma de ‘Y’ a dar um aspeto renovado e mais ‘fresco’.

Esta é uma moto com genuínas capacidades off-road, e por isso a Yamaha aposta na utilização de uma roda dianteira de 21’’, uma clara revelação das intenções mais aventureiras da T7. Esta moto foi projetada para enfrentar qualquer estrada, pavimentada ou não, com muita distância ao solo e suspensões de curso longo, com afinações parametrizadas para conseguirem absorver até mesmo as piores condições.

Os novos protetores de mãos com cor a combinar com o resto do conjunto não só confirmam as credenciais todo-o-terreno da Ténéré 700, como também têm os benefícios práticos de proteger o condutor contra os elementos e qualquer vegetação que possa estar a bloquear o caminho.

Em termos técnicos, realçamos nesta nova geração da trail de Iwata a utilização de uma nova forquilha invertida, que foi concebida para enfrentar mesmo os terrenos mais hostis.

A forquilha conta com bainhas de 43 mm de diâmetro, mais resistentes à flexão, e que garante um curso de 210 mm da roda dianteira, sendo que esse curso reduz para 190 mm na versão de menor altura do assento ao solo.

Estas novas suspensões ajudam a colocar a zona inferior da Ténéré 700 nuns impressionantes 240 mm de distância ao solo (225 mm na versão de assento baixo). Uma medida importante tendo em conta uma utilização fora de estrada mais extrema, onde os obstáculos de maior dimensão podem impedir a passagem em motos de menor distância livre ao solo.

Do ponto de vista da forquilha dianteira, podemos ainda realçar que esta é agora totalmente ajustável. Deste ponto de vista o condutor poderá ajustar as características de compressão e extensão, rodando os parafusos em ambas as extremidades da forquilha, enquanto o ajuste de pré-carga é uma nova característica facilmente acessível através do regulador no topo de cada bainha da forquilha.

Para complementar o uso da nova forquilha, a equipa de desenvolvimento e engenheiros da Yamaha também decidiu optar por instalar novas mesas de direção, com a parte inferior a ser agora fabricada em alumínio forjado e uma coroa de alumínio fundido, elementos que se combinam para proporcionar mais força, contribuindo para uma sensação muito leve da direção, sem retirar o “feeling” natural que faz com que os condutores aventureiros se sintam em sintonia com esta moto.

Se no eixo dianteiro encontramos uma nova forquilha, também no eixo traseiro da Ténéré 700 está instalada uma nova configuração de suspensão.

Procurando dotar a nova geração da trail de maior estabilidade e suavidade na forma como digere as imperfeições do piso, a Yamaha instala uma nova biela traseira à qual junta um amortecedor traseiro revisto, que oferece ajuste da pré-carga, compressão e da extensão.

Desenvolvida como resultado do feedback do programa de Rali Raid da Yamaha, a nova ligação progressiva aumenta o curso da suspensão, mas mantém o mesmo curso das rodas de 200 mm que a anterior Ténéré 700 (180 mm no caso da versão de altura reduzida do assento).

O corpo do amortecedor traseiro é fabricado alumínio garantido uma melhor dissipação de calor. Isto é combinado com um depósito externo separado, que mantém o óleo a temperaturas mais baixas e é pressurizado para evitar a formação de bolhas de ar quando o amortecedor está totalmente estendido. O resultado destas alterações será um comportamento mais consistente, mesmo ao conduzir a Ténéré 700 através de pisos mais exigentes.

Por outro lado, a Yamaha permite agora ao condutor da T7 ajustar mais facilmente os parâmetros de afinação. Neste particular realçamos o controlo remoto concebido para permitir que as alterações sejam realizadas rapidamente e sem quaisquer ferramentas, enquanto um batente de borracha de grandes dimensões oferece um amortecimento adicional em condições de condução extremas.

O motor, uma unidade motriz que mantém a aposta na arquitetura dois cilindros paralelos, o conhecido CP2, evolui para uma geração Euro5+.

Neste caso destaca-se a adoção do YCC-T (sistema eletrónico de controlo do acelerador Yamaha) que, por sua vez, permite a utilização dos mapas de motor que podem ser selecionados pela primeira vez na plataforma CP2.

Este motor tem vindo a destacar-se pela entrega linear da potência e o caráter distintivo proporcionado pela tecnologia CrossPlane.

Estas características permanecem inalteradas, recorrendo à cambota de 270 graus que proporciona uma sonoridade mais viciante. Porém, a introdução do YCC-T oferece agora aos condutores da Ténéré 700 a opção de dois mapas com características diferentes, Sport e Explorer, sendo que este último oferece uma entrega da potência mais suave.

Selecionar o modo desejado é fácil, pois a Yamaha coloca no punho direito um botão específico para essa tarefa.

No motor bicilíndrico nota-se também a instalação de uma conduta de admissão de ar, também atualizada em relação às edições anteriores da Ténéré 700, que é agora mais curta e contribui para redefinir uma curva de binário que se apresenta, de acordo com a marca, mais cheia nos regimes mais baixos, uma vantagem importante e característica particularmente apreciada na condução todo-o-terreno.

A unidade motriz instalada na nova T7 de 2025 inclui ainda uma série de outras atualizações mecânicas.

Sobre isto podemos destacar a posição de acionamento da embraiagem que foi deslocada para a frente (35° no sentido horário) e foi adicionada uma cobertura de proteção com uma forma suave e minimalista. Estas atualizações asseguram que o tirante de acionamento da embraiagem e a cobertura de proteção não interferem com a perna do condutor, seja sentado ou em pé.

Outros aperfeiçoamentos incluem a revisão interna da caixa de velocidades para trocas de caixa mais suaves.

O número de dentes convexos e côncavos nos carretos das mudanças subiu de cinco para seis entre a primeira e a terceira velocidades, para reduzir os ‘choques’, enquanto o ângulo dos dentes foi alterado da quarta à sexta mudança, reduzindo o ressalto ao acelerar e desacelerar. Somando estas alterações, o condutor da Ténéré 700 deverá usufruir de uma condução mais suave e refinada do que até agora.

Apesar da altura do assento se manter nos 875 mm (860 mm no caso da versão de altura reduzida), a Yamaha introduz algumas novidades no assento, mantendo de uma forma geral a posição de condução.

Ainda assim, o conforto foi melhorado graças à remodelação da secção dianteira do assento, particularmente na forma como se conecta com o depósito de combustível. O conforto do passageiro também foi melhorado de acordo com a Yamaha, graças à mudança para um assento único.

O modelo Ténéré 700 inclui diversas novidades para aumentar a resistência e a durabilidade quando conduzido intensivamente no mais exigente off-road.

O suporte da ponteira de escape foi melhorado e foi adicionada uma ligação à parte traseira. Também foram reforçados os pontos de montagem do sistema de transporte de bagagem opcional, enquanto o interruptor do descanso lateral foi redesenhado e reposicionado.

Outro ponto de controlo do conjunto foi também redesenhado. A Yamaha decidiu instalar poisa-pés de maiores dimensões. Os novos poisas-pés, vistos pela primeira vez na Ténéré 700 World Raid, são 10 mm mais largos do que os do modelo anterior, e ajudam o condutor nos movimentos de direção através dos poisa-pés durante a condução em superfícies irregulares.

Destaques da Yamaha Ténéré 700 Rally

Se é daqueles motociclistas aventureiros que gosta de momentos de condução mais extremos, então a variante Rally é a resposta aos seus desejos.

A Ténéré 700 Rally mostra imediatamente o seu ADN através de uma decoração inspirada no seu legado e do emblemático guarda-lamas dianteiro em posição elevada, característica que é sinónimo das máquinas de Rali Raid.

Num tributo às lendárias máquinas vencedoras do Dakar dos anos 80, o azul aplicado às carenagens é complementado com jantes douradas e apresenta o icónico design Speedblock utilizado pelos pilotos oficiais da Yamaha daquela época.

A Rally, que oferece uma maior distância ao solo e níveis ainda maiores de controlo em todo-o-terreno, conta com uma suspensão de curso mais longo. Este modelo, baseado na robusta Ténéré 700 Extreme da Yamaha, conta com uma forquilha dianteira KYB totalmente ajustável.

As suas bainhas são reforçadas e apresentam um revestimento especial que reduz o atrito. O curso da forquilha foi aumentado em 20 mm em relação ao modelo de série, para oferecer um curso da roda dianteira que é aqui de 230 mm. Um aumento de curso semelhante no amortecedor traseiro contribui para uma distância ao solo de 255 mm.

Para garantir proteção adicional contra os inúmeros e diversificados obstáculos que podem aparecer de surpresa nos trilhos fora de estrada, a Ténéré 700 Rally também conta com um protetor de cárter fabricado em alumínio de 4 mm de espessura, enquanto o assento de rali de uma peça também é exclusivo desta variante Rally da trail de média cilindrada.

Este assento exclusivo garante uma ergonomia ligeiramente diferente do modelo de série, nomeadamente através de uma posição de condução um pouco mais alta e vertical para facilitar os movimentos do piloto na moto.

A Ténéré 700 Rally oferece um conforto adicional ao sentar-se num assento mais espesso que o modelo de série e um forro concebido em duplo material com o logótipo Rally em relevo. Além disso, possui uma imponente altura de assento ao solo de 910 mm!

O nível de equipamento premium desta versão é sublinhado, por exemplo, pela aplicação de leves poisa-pés que são fabricados em titânio.

Para além de serem 228 g mais leves do que o modelo de série, têm uma superfície de contacto maior. Apresentam ainda um design serrilhado para reduzir a pressão sobre as botas do piloto, aumentando a aderência e proporcionando maior domínio numa condução extrema fora de estrada.

Para os apaixonados pelos detalhes tecnológicos, esta nova Ténéré 700 Rally também apresenta um tema adicional no painel de instrumentos chamado Raid, um layout inspirado no ‘roadbook’ que retira grande parte da informação valorizada numa viagem de estrada e dá prioridade à informação relacionada com o trajeto, que é mais útil quando se conduz através da natureza.

Quanto à disponibilidade e preços em Portugal, a Yamaha Motor Portugal ainda não divulgou estas informações. Iremos atualizar este artigo assim que possível. No entanto, sabemos que a Ténéré 700 estará disponível nas cores Icon Blue e Frozen Titanium, enquanto a Rally adota o design icónico Sky Blue inspirado nas motos da marca que competiram no Rali Dakar nos anos 80.

Galeria de fotos Yamaha Ténéré 700 e Ténéré 700 Rally

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