Desde 2001 que a TMax se tornou num dos grandes destaques da casa de Iwata no mundo das duas rodas. A scooter com dinâmica de moto conquistou um lugar especial no coração dos motociclistas europeus, sendo que a Yamaha revela que desde o início da sua comercialização na Europa, já foram vendidas mais de 330 mil unidades da TMax, nas suas mais diversas versões e gerações.
É, por isso, um modelo particularmente relevante para a casa japonesa, que para 2025 decide renovas a TMax e a TMax Tech Max com um conjunto de novidades que visam posicionar esta scooter desportiva num patamar ainda mais competitivo dentro do segmento.
Para o próximo ano um dos primeiros destaques que podemos realçar nas novas TMax é o seu design.
Mantendo o seu visual sempre dinâmico e desportivo, as novas linhas mais vincadas ajudam a criar uma imagem ainda mais agressiva.
O modelo de 2025 apresenta uma nova carenagem frontal dinâmica que inclui faróis duplos redesenhados e luzes de mínimos incorporadas que dão uma aparência mais desportiva e refinada, que é instantaneamente reconhecível como sendo TMax.
A carenagem frontal foi também repensada de forma a conferir uma aparência de nova geração ligeiramente mais curta do que anteriormente, e uma silhueta simples e acutilante com um aspeto de centralização da massa mais compacto.
Juntamente com os icónicos painéis laterais que formam um desenho de um boomerang, escape lateral em curva ascendente, assento duplo esculpido e carenagem desportiva, a nova face e carenagem dianteira mantêm o caráter essencial e o ADN desportivo deste modelo que se tornou num ícone e que hoje é o ponto central de clubes de fãs que se dedicam à TMax de alma e coração, que tornam esta scooter desportiva num dos veículos de duas rodas mais populares alguma vez fabricado pela Yamaha.
Escondido atrás da nova carenagem frontal encontramos o também novo painel de instrumentos.
Totalmente digital, tem agora uma dimensão de 7 polegadas. Disponibiliza três layouts de painel diversos, permitindo que o condutor da TMax selecione a opção que se concentra nas informações que são mais significativas para ele. A conectividade melhorada através da aplicação MyRide também permite aos condutores reproduzir música e ver SMS, receber chamadas e notificações de e-mail.
A aplicação MyRide também dá acesso a inúmeras funções e serviços, tais como um registo de condução, local de estacionamento, consumo de combustível, percursos efetuados e muito mais, adicionando uma nova dimensão à experiência de condução.
A este nível podemos ainda destacar que, dependendo da versão e do País, a Yamaha disponibiliza a navegação GPS através da app Garmin Motorize, que pode ser transferida para telemóveis iOS ou Android. Uma app que fornece ao condutor da TMax um conjunto de informações bastante completas sobre o percurso que deseja seguir.
Claro que sendo uma scooter desportiva de média cilindrada, o seu motor é sempre um dos grandes destaques. Evoluído ao longo dos anos e das diversas gerações, esta unidade motriz atinge agora um novo ponto de evolução, sendo em 2025 totalmente compatível com as normas Euro5+.
Estamos perante um motor bicilíndrico de 560 cc capaz de desenvolver uma potência de 47,5 cv às 7.000 rpm. A Yamaha instala um mecanismo especial que visa obter um melhor equilíbrio e reduzir as vibrações ao máximo, e por isso recorre a um pistão oposto na horizontal que ajuda a obter um funcionamento mais suave, ideal para os momentos de condução em ambiente urbano.
O motor foi refinado com recurso a alterações introduzidas no sistema de escape, sendo que a configuração da embraiagem centrífuga foi também redefinida para 2025 de forma, de acordo com a Yamaha, a permitir que a TMax apresente uma aceleração ainda mais vincada desde parado. O coletor de admissão foi redesenhado, isto para garantir que a sonoridade da admissão se torna mais emocionante e vincada.
Do ponto de vista da eletrónica, a TMax passa a contar com a mais recente geração do sistema de travagem ABS que a Yamaha desenvolveu para os modelos mais desportivos da sua gama.
O denominado Brake Control (BC) funciona em conjunto com o sistema de anti bloqueio em travagem (ABS) da TMax para a minimizar o bloquear das rodas durante travagens bruscas ou em pisos em que o nível de aderência está comprometido. Ativado por uma Unidade de Medição de Inércia (IMU), o sistema BC visa proporcionar o desempenho de travagem mais confortável a velocidades variáveis, ângulos de inclinação e condições da estrada.
A TMax também está equipada com D-Mode, um sistema eletrónico que permite ao condutor selecionar o caráter da potência do motor desejado para se adequar à condução urbana ou em autoestrada, bem como controlo de tração que modera a potência entregue à roda traseira em superfícies soltas ou escorregadias.
A utilização do novo Brake Control complementa o pacote de tecnologia de controlo eletrónico existente nesta scooter desportiva para dar ao condutor um nível mais elevado de personalização do comportamento dinâmico.
Para garantir o comportamento dinâmico desportivo tão característico neste modelo, a Yamaha recorre a suspensão dianteira invertida como encontramos numa moto e um braço oscilante comprido para otimizar a estabilidade. O condutor da TMax poderá, de acordo com a marca, usufruir da elevada precisão das motos desportivas sem perder os benefícios que habitualmente associamos a uma scooter.
O leve quadro em alumínio de dupla longarina confere a resistência e a agilidade das motos e proporciona estabilidade em estrada e sem penalizar o comportamento desportivo em curva.
Já o seu layout “step through” oferece a facilidade e conveniência da utilização de uma scooter, tornando a TMax mais conveniente. Equipada com uma carenagem aerodinamicamente cuidada e um para-brisas desportivo – bem como um assento duplo esculpido, esta proposta da Yamaha procura destacar-se das suas rivais no que à qualidade de condução e conforto diz respeito.
Destaques da Yamaha TMax Tech Max
Para os motociclistas que pretendem algo mais do que as especificações base, a Yamaha continuar a disponibilizar a TMax Tech Max, uma variante da scooter desportiva que dispõe de todas as atualizações presentes na TMax de 2025, além de estar ainda equipada com tecnologia adicional, equipamentos específicos e um acabamento exclusivo que sublinha o seu estatuto premium.
Com uma deslocação de 110 mm em altura, o para-brisas ajustável eletricamente permite ao condutor da Tech Max mover o para-brisas nas duas direções premindo um botão de acordo com o seu estilo de condução e a velocidade, encontrando a proteção aerodinâmica mais adequada.
Esta variante está equipada de série com punhos aquecidos e um assento aquecido.
Para além do D-Mode, do Controlo de Tração e do novo Controlo de Travagem, a TMax Tech Max também está equipada com Cruise Control, o que a torna numa opção mais adaptada para viagens mais longas em autoestrada. Outra característica exclusiva da Tech Max é a suspensão traseira ajustável, que permite ao condutor escolher a regulação adequada a diferentes cargas.
Para maior conveniência, existe um Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus (TPMS) que alerta o condutor para quaisquer irregularidades nos níveis de pressão dos pneus dianteiro ou traseiro, interruptores no guiador retroiluminados e jantes maquinadas que reforçam a imagem premium desta variante.
A Yamaha Motor Portugal confirma que as duas versões chegam aos concessionários a partir de março de 2025. O preço está ainda por definir, mas sabemos que a TMax poderá ser adquirida nas cores Icon Black e Tech Kamo, enquanto a TMax Tech Max estará disponível nas cores Ceramic Grey e Dark Magma.
Galeria de fotos Yamaha TMax
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